Tecnologia

Foram descobertas 20 novas luas em Saturno

Escrito por Paulo Carmino

Foram descobertas vintes novas luas em Saturno, o sexto planeta do sistema soltar, e que agora conta com um total de 82 luas, três a mais que Júpiter, que era o detentor do recorde. O anúncio foi feito por cientistas na segunda-feira, promovendo um concurso para dar nomes as luas.

“Foi divertido descobrir que Saturno é o verdadeiro rei das luas”, disse o diretor da equipe que fez a descoberta, o astrônomo Scott Shappard, da Carnegie Institution for Science, citado pela Associated Press (AP).

Mesmo assim, Júpiter, o maior planeta do sistema solar, continuar a ter a maior lua – Ganymede, que tem quase a metade do tamanho do nosso planeta. Já as vinte novas luas de Saturno são extremamente pequenas. Cada uma tem cerca de 5k de diâmetro, segundo a União Astronômica Internacional (UAI).

A descoberta das luas foi possível graças ao Subaru, potente telescópio instalado no topo do Monte Mauna Kea, no Havaí, EUA. Sheppard relatou que pode haver mais 100 luas em volta ao planeta dos anéis, porém, pequenas.

O Instituto Carnegie resolveu abrir um concurso para batizarem as novas 20 luas. Tudo que você precisa fazer é tentar a sorte, enviando um tweet fazendo sua sugestão de nome para @SaturnLunacy, e é essencial o uso da tag #NameSaturnsMoons



Sobre o Autor

Paulo Carmino