Tecnologia

YouTube pode estar deixando PCs com bloqueadores de anúncio mais “lentos”

O YouTube entrou em uma verdadeira guerra com os bloqueadores de anúncios, chegando até mesmo a deixar mensagens pedindo que tais softwares fossem desativados para a visualização de vídeos. Após reclamarem do site ficar lento para ser acessado, os visitantes com bloqueadores de anúncio têm dito que seu PC inteiro tem ficado mais lento devido ao uso desse tipo de extensão no navegador.

Relatos publicados no Reddit apontam que acessar o YouTube com um bloqueador de anúncios faz com que a taxa de utilização da CPU seja maior, ou seja, o seu PC fica com menos recursos para outras atividades. O problema, a princípio, tem afetado apenas quem utiliza o Google Chrome ou navegadores baseados no Chromium.

Youtube no Chrome e com adblock

Imagem: reprodução/TecMasters

Testes realizados pelo site PC Gamer chegaram a mostrar uma diferença de utilização de CPU de 17% ao acessar o site com e sem o bloqueador de anúncios ativado no navegador.
Essa diferença com números mais altos deve ser notada principalmente em PCs e laptops com processadores mais simples ou antigos. Um resultado similar também foi visto em dois PCs da equipe do TecMasters.

Problema afeta usuários premium do YouTube

Ainda de acordo com os relatos publicados no Reddit, até mesmo os assinantes do YouTube Premium têm sofrido com a taxa de utilização da CPU maior, deixando seu PC mais lento. Apesar de não terem anúncios em seus vídeos por conta da assinatura, vale lembrar que as pessoas utilizam os bloqueadores de anúncios em outros sites.

A solução aparente para o caso tem sido migrar do Google Chrome para o Firefox, uma vez que outros navegadores baseados no Chromium, como o Edge, também apresentaram uma taxa maior de utilização da CPU com os bloqueadores de anúncios.

O TecMasters entrou em contato com o Google para obter informações referentes aos relatos e atualizará a matéria assim que tiver um retorno.

Fonte: PC Gamer


Créditos: TecMasters