Tecnologia

Legal Design, técnica originada do Design Thinking, é tendência na advocacia

Escrito por Forbiddeen

Tema será debatido em palestra do Aurum Summit 2019 pela advogada Larissa Wermann

Tema em voga no setor jurídico, o Legal Design tem despertado bastante curiosidade, já que ainda há muita dúvida sobre o conceito. De acordo com a advogada Larissa Wermann, a prática é primordial para a humanização do Direito, por meio de uma comunicação assertiva e entrega de resultados mais satisfatórios e úteis para todas as partes envolvidas. A temática será discutida em uma palestra do Aurum Summit 2019, o  evento de maior destaque sobre inovação e tecnologia para advogados do Brasil, que acontece 10 de outubro em São Paulo.

A prática de Legal Design surgiu a partir do uso do Design Thinking na área do Direito, na Standford Law School & d.school, nos Estados Unidos, e vem evoluindo desde então. Apaixonada por tecnologia e legislação, Larissa Wermann encontrou na técnica a intersecção perfeita entre Direito, sociedade e inovação. Ela é conselheira geral associada da ThoughtWorks, uma consultoria global de software, que também se define como uma comunidade de indivíduos focados em propósitos.

O Legal Design é uma ferramenta que colabora para que o advogado trabalhe mais voltado à entrega de valor, além do cumprimento de protocolos. A humanização da prática jurídica propicia melhor aproximação entre o cliente e profissional. Como resultado, há facilitação do acesso à justiça, maior agilidade e a promoção de aprendizados mais rápidos.

A técnica é indicada para o trabalho em escritórios de advocacia e empresas, mas também para quem atua no poder público e correlatos. De acordo com a especialista, ainda há uma certa resistência de advogados para adesão ao Legal Design, mas por outro lado há cada vez mais profissionais sedentos por novas tecnologias e inovações no setor.

“O Aurum Summit é prova disso. Mas o acesso à informação não é uniforme, de maneira que a resistência de alguns profissionais vem do desconhecimento, do sensacionalismo do tipo ‘os robôs roubarão o posto de advogados’, ou ainda de experiências negativas com sistemas eletrônicos. Mas é importante entender que a tecnologia é nossa aliada e a atuação do ser humano sempre será fundamental”, afirma.

Sobre Larissa Wermann

Advogada formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entusiasta da intersecção entre Direito, Tecnologia, Inovação e Sociedade. É colunista no site Olhar Digital e Associate General Counsel na ThoughtWorks, uma consultoria global de software e uma comunidade de indivíduos apaixonados por propósitos.

Serviço

AURUM SUMMIT 2019

Data: 10 de outubro de 2019

Local: Espaço JK. Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327. Itaim Bibi

Mais informações e inscrições: https://summit.aurum.com.br/

 

Ingresso colaborativo

Com o propósito de fortalecer o ecossistema jurídico e criar oportunidades para quem enfrenta os primeiros desafios na carreira, a Aurum criou uma promoção especial. Quem comprar um ingresso online doará automaticamente outro do mesmo tipo a um advogado em início de carreira, sem nenhum custo adicional. Jovens advogados, com até cinco anos de OAB, podem se cadastrar na lista de participação gratuita acessando http://bit.ly/jovem-adv. A  Aurum informará por e-mail ao cadastrado quando o ingresso for disponibilizado.

Sobre o Autor

Forbiddeen