PET

Como devo escovar os dentes do meu animal de estimação?

Escrito por Escobar Dog

A saúde bucal é parte da manutenção diária do nosso animal de estimação, por isso escovar os dentes do nosso cão é de grande importância. A maioria dos proprietários preferem nunca ter que fazer isso, algo que poderá trazer sérias complicações.

Saber escovar os dentes do nosso animal de estimação é fundamental, além disso, fazer de forma correta não custa nada. O que pode atrapalhar o dono comum é a grande variedade de escovas de dentes e cremes dentais para animais de estimação, por isso daremos algumas dicas neste artigo.

Por que escovar os dentes do nosso animal de estimação?

saúde de um organismo começa pela boca. A forma como se come e os cuidados que se têm, indicarão a aparição de doenças de longo prazo.

Ou seja, cuidar da sua boca é cuidar do seu corpo em geral, mas como fazer isso? Essa pergunta é muito comum quando se trata de donos da primeira viagem ou que ficam nervosos com o assunto. A verdade é que é bastante simples de fazer e, na maioria dos casos, não requer grande esforço.

Uma má escovação ou o descuido total levam ao aparecimento de doenças periodontais no animal, o que pode ser muito doloroso. Por esta razão, você deve cuidar da boca do seu animal com a maior atenção possível.

Veterinários estimam que 85% dos cães com mais de cinco anos de idade sofrem de doenças periodontais, que se desenvolvem quando as partículas de alimentos e bactérias se acumulam na linha da gengiva e formam depósitos moles chamados de placa bacteriana.

O cuidado bucal entre um gato e um cachorro é semelhante, mas há diferenças na escovação e, às vezes, no instrumento. Desta vez, vamos falar brevemente sobre como fazê-lo corretamente para ambas as espécies.

 

Escovar os dentes de um cão

Negligenciar a saúde bucal de um cão poderá levar a doenças muito graves e, até mesmo, a perda de dentes se não tratada precocemente. Em alguns casos, eles podem sentir dores muito fortes, produto da infecção causada por uma má higiene bucal. Mas não é para se desesperar, porque a prevenção de doenças é muito fácil e requer pouco tempo.

Atualmente, existem muitos produtos e muitas variedades de escovas que podem ou não facilitar o trabalho. Deixamos a escolha a seu critério, mas o procedimento que será aplicado é o mesmo em qualquer caso.

  • Comece por acostumar o seu pet a ter sua boca manipulada. Caso contrário, as mordidas serão constantes e o trabalho mais rigoroso e tedioso.
  • Apresente o sabor do creme dental para o seu pet com o dedo. A ideia é que ele saiba que é algo saboroso e que não lhe causará nenhum mal.
  • Comece a escovar suavemente pelas presas e pelos incisivos frontais. É melhor entrar lentamente nos dentes, sempre com o cuidado de não maltratar a gengiva do animal para evitar a dor e até mesmo sangramento.
  • Limpe os restos com muita água. Nada complicado, certo?

Escovar os dentes de um felino

Os gatos são conhecidos por serem animais muito limpos e que não dependem da manutenção de um ser humano. Muito disso é verdade, mas não no caso da boca, então escovar os dentes é algo que devemos fazer.

escovar os dentes

Em gatos, a criação de uma placa bacteriana nos dentes é muito provável, o que causa mau odor e acúmulo de bactérias que prejudicam a boca do animal. A aparência disso pode ser amarela e até preta, o que causa um grande impacto visual.

Para o cuidado dos dentes, as lojas de animais oferecem escovas que se ajustam às pontas dos dedos para uma maior precisão e facilidade. É aconselhável acostumar o animal a ser manipulado desde filhote, para evitar arranhões e mordidas inesperadas.

  • Enrole o gato com uma toalha para evitar que ele te arranhe. Aplique alguma pressão com os antebraços para evitar que ele se mova, mas não exagere com a pressão.
  • Limpe seus dentes primeiro com uma gaze, de forma delicada e lenta, para evitar machucá-lo.
  • Use a escova a partir dos dentes da frente, em direção aos traseiros. Não seja brusco, use movimentos suaves e, se possível, lúdicos.
  • Execute o mesmo processo duas vezes por semana.

E isso é tudo. É um trabalho bastante simples se for feito com paciência e muito amor. Se você quiser uma ajuda com isso, poderá comprar alguns petiscos que contribuirão para a limpeza oral diária do seu animal de estimação.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog