Cidadania

Colher com sensor auxilia portadores de Mal de Parkinson

Com o aparelho, o portador da doença tem mais autonomia na hora das refeições.

As novas tecnologias são responsáveis por facilitarem a vida do ser humano das mais diversas formas. Enquanto são criados aplicativos para celular considerados supérfluos por uns, há também uma preocupação social em desenvolver ferramentas que possam tornar menos dolorosa a vida de outros. Um exemplo deste último caso é a colher que auxilia pacientes com Mal de Parkinson a terem mais autonomia na hora das refeições.

Chamado de Liftware, o produto é da empresa Lift Labs. Por meio de um sistema inteligente, a colher promete reduzir o tremor das mãos em até 70%, o que já reduziria muito a dificuldade do simples ato de levar o alimento à boca.

A tecnologia adotada no Liftware detecta o tremor por meio de sensores de movimento. Há também um microcontrolador e microprocessador que ajustam o cabo da mulher de forma que ela se mantém estável. O aparelho funciona com uma pilha recarregável e, assim como o modelo tradicional, é portátil e compacta.

Produzida em pequena escala, a colher custa 300 dólares e a ideia é criar outros produtos semelhantes, como pincéis para aplicação de maquiagem e um chaveiro.  

Apesar de auxiliarem em apenas algumas tarefas diárias, para os portadores da doença tais invenções já aliviam pequenas limitações sofridas pelos idosos diariamente. Com informações do Engenharia É.

Redação CicloVivo