Tecnologia

Cientistas revelam um novo benefício de tomar chá

Escrito por Paulo Carmino

Tradicionalmente, o chá é uma bebida milenar, com relatos desde aproximadamente 2700 a.C. Presente na casa de muitos brasileiros, o chá pode ir além dos diferentes tipos. Ele trás benefícios e mais um deles foi descoberto por cientistas focados em desvendar o que ainda não sabemos sobre.

Anteriormente, já sabíamos que o chá tem benefícios à saúde cardíaca e a prevenção de certos tipos de cancro. Agora, em uma pesquisa divulgada e publicada pela revista Aging, os cientistas encontraram novos benefícios para o nosso cérebro, provenientes de substâncias do chá.

Para provar isto, os cientistas desenvolveram uma experiência com idosos, com o próposito de testar os efeitos do chá na organização cerebral. Os voluntários foram divididos em dois grupos, considerando a frequência com que bebiam chá.

Com o resultado, o grupo que tem maior tendência em beber chá, obteve resultados que, conforme certos ingredientes do chá, mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo. Aos que não bebiam nenhuma quantidade de chá e se voluntariaram ao estudo, nenhuma influência no cérebro do detectada.

“O nosso estudo investigou exaustivamente os efeitos do consumo de chá na conectividade cerebral na escala global e regional usando dados de imagens multimodais e forneceu a primeira evidência convincente de que o consumo de chá contribui positivamente para a estrutura cerebral, tornando a organização da rede mais eficiente“, revela o estudo.

Agora revelada mais uma propriedade importante ao beber chá regularmente, consideramos que o melhor a se fazer no momento é relaxar ao som de uma boa música e um bom chá. Viva a ciência!

Sobre o Autor

Paulo Carmino