PET

Cacatuas: tudo o que você precisa saber

Escrito por Escobar Dog

As cacatuas são aves muito singulares e, embora não sejam consideradas estritamente papagaios, pertencem a família das aves psitaciformes, como eles, e têm muitas semelhanças.

Cacatua ou papagaio?

A maior característica distintiva das 21 espécies de cacatua em relação aos chamados verdadeiros papagaios é a plumagem. As cacatuas têm penas eréteis, que se desdobram quando elas ficam excitadas ou com raiva, além do momento do namoro.

Embora as garras e os bicos dos papagaios e das cacatuas sejam muito semelhantes, no que se refere as cacatuas, a maioria tem cores muito mais suaves do que os papagaios verdadeiros, e nelas a cor branca, cinza ou preta predominam.

Esses animais não fazem ninhos, mas usam os buracos nas árvores para nidificar, então o desmatamento é uma das suas principais ameaças: com a derrubada das árvores, elas não apenas perdem território, mas também perdem lugares para se reproduzir.

A alimentação de papagaios e das cacatuas é muito semelhante: estas aves comem sementes, bulbos, frutos, flores e insetos, para isso se juntam em grupos. Outra das curiosidades que as cacatuas possuem é que elas são algumas das aves monogâmicas no reino animal.

Em geral, cores brilhantes como amarelo ou rosa estão concentradas na crista ou em outras partes da plumagem, como na cauda ou nas bochechas.

O comportamento único das cacatuas

Quanto ao comportamento dessas aves, elas são animais muito inteligentes, assim como os verdadeiros papagaios. Elas têm uma inteligência emocional enorme, o que as torna vítimas de patologias como a depressão, em que as penas são frequentemente arrancadas com insistência.

Há uma diferença entre as cacatuas e o resto dos papagaios no nível comportamental: as cacatuas são especialmente sensíveis à música, e foi provado que elas podem seguir o ritmo de uma música e até mesmo dançar.

Cacatuas

Mas não é só isso. Embora pareça incrível, cacatuas foram vistas realizando percussões em seu habitat natural. Para fazer isso, os machos da cacatua pegam varas e batem nas árvores com se estivessem seguindo um ritmo, de modo que as fêmeas escolhem o macho mais musical.

Onde as cacatuas vivem

Esta é uma das principais diferenças com os papagaios: enquanto essas aves povoam partes da África e da América do Sul, o habitat das cacatuas é reduzido para a Austrália e para as ilhas que a cercam.

As cacatuas usam uma grande variedade de habitats, desde que haja árvores para fazerem seus ninhos. Elas podem habitar selvas, florestas de montanhas altas ou manguezais. Enquanto algumas espécies mal se movem, outras viajam centenas de quilômetros em busca de comida.

Infelizmente, muitas delas são considerados uma praga, aproveitando-se de culturas humanas que deslocaram seu habitat. Nas áreas urbanas, elas frequentemente destroem instalações de rua, como antenas e cabeamentos, com seus bicos poderosos.

Suas principais ameaças são o desmatamento já mencionado e o tráfico de espécies silvestres, devido ao seu uso como animal de estimação. Normalmente, essas aves são introduzidas em garrafas plásticas ou outros bens e viajam em malas e, depois, são vendidas ilegalmente em países como a Espanha.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog