PET

Kromfohrländer, uma raça jovem e amigável

Escrito por Escobar Dog

Considerada uma das raças mais jovens da Alemanha, o Kromfohrländer é um animal de estimação de tamanho médio, ideal para famílias e para casas com pouco espaço.

As recentes origens do Kromfohrländer

Os padrões desta raça foram definidos na Alemanha, em 1955, graças a um residente da área de Siegen, na Vestfália, chamado Ilse Schleifenbaum. Ele morava em um lugar próximo ao chamado ‘Krom Fohr’, que daria o nome a esse animal, o Kromfohrländer.

Esta raça originada logo após a Segunda Guerra Mundial, descende do Fox Terrier de pelo liso e do Grande griffon da Vendeia, de quem herdou seu temperamento afável. Acredita-se que seus ancestrais foram cães de companhia habituais das tropas americanas instaladas na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.

Características e morfologia

Federação Cinológica Internacional classifica esta raça no grupo nove de animais de companhia. É um cão de tamanho médio, cuja pelagem pode ser apresentada tanto na variedade dura quanto na lisa.

A cauda do Kromfohrländer é de tamanho médio e pode ter a forma de um sabre, embora o padrão também a aceite enroladaA cor da cauda deve corresponder a da pelagem, e é recomendado não a amputar, por lei, em alguns países, a amputação de animais para fins estéticos está proibida, em concordância com a Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de 1977.

Fonte: http://www.kromfohrlaender-von-der-au.de/

Quanto à altura, os machos costumam oscilar entre 38 e 46 centímetros, com pequena diferença com as fêmeas, um pouco menores. O peso geralmente atinge os 16 quilos nos machos e os 14 quilos nas fêmeas.

Sua pelagem pode ser apresentada tanto na variedade dura quanto na lisa e, respectivamente, pode apresentar as seguintes características:

  • Pelos duros têm uma textura áspera e geralmente resultam em barba. Na região da cruz e nas costas chega a sete centímetros, e nos lados chega a três centímetros. A camada interna é mais curta e menos áspera.
  • Os pelos lisos, geralmente são mais colados ao corpo e tem uma textura macia. É mais longo na área das orelhas, pescoço e peito. No rosto e no focinho os pelos são mais curtos.

Quanto à cor dos pelos, essa geralmente é caracterizada por um fundo branco com manchas irregulares, que oscilam entre marrom claro, avermelhado e escuro. Sobre os olhos e as orelhas estas manchas estão distribuídas simetricamente e separadas por um ponto alongado, que pode atingir a nuca.

Temperamento e treinamento dos Kromfohrländer

Este animal de estimação destaca-se pela sua grande adaptabilidade e por demonstrar um intenso amor e lealdade para com seu dono. Muitos descrevem esta raça como dócil e com grande capacidade de aprendizagem.

kromfohrlander
Fonte: http://www.kromfohrlaender-von-der-au.de/

O Kromfohrländer também tem uma ligeira dependência de seu dono, por isso prefere ficar em casa com a família em vez de ficar do lado de fora no jardim. Seu grande apego à sua família também o faz suspeitar de estranhos.

De natureza alerta, pode até servir como um cão de guarda, apesar de não enfrentar uma raça agressiva. Um espécime bem treinado e apropriadamente socializado, não latirá muito e nem será tímido.

O Kromfohrländer é um cão inteligente e que responde a sessões de treinamento com reforço positivo, ou seja, aquelas que recompensam o animal em vez de puni-lo ante uma falha. Requer um treinamento contínuo e consistente, que produza resultados mais que satisfatórios.

Após o treinamento, essa raça geralmente apresenta bons resultados em esportes caninos competitivos ou ágeis, pois adora passar seu tempo com seu dono, com quem manterá uma relação especial ao longo da vida.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog