PET

A fauna das ilhas Galápagos

Localizada no Oceano Pacífico a quase 1.000 km do continente americano, este arquipélago do Equador é famoso por suas tartarugas gigantes. Mas a fauna das Ilhas Galápagos é muito mais extensa. Ela até serviu para que Darwin desenvolvesse sua teoria da evolução! Neste artigo, falaremos sobre os animais que habitam a região.

Como é a fauna das ilhas Galápagos?

Formada por 19 ilhas e 107 ilhotas rochosas, as Galápagos são o habitat de dezenas de animais, nativos e introduzidos pelo homem. Podemos destacar também aquelas espécies endêmicas, que só vivem nessas ilhas e em nenhum outro lugar do planeta.

Sem dúvida, a fauna das ilhas Galápagos é uma das razões para visitar este belo local, localizado a várias horas de distância do continente. Em sua estadia, você pode se sentir um pesquisador ou biólogo, bem como tirar muitas fotos de animais que vivem em seu estado natural, incluindo:

  1. Tartarugas gigantes

Elas são a marca das ilhas e responsáveis ​​pelo nome de todo o arquipélago. Além disso, dentro das Galápagos podemos encontrar diversas subespécies com pequenas variações em suas conchas ou tamanhos. A maioria das tartarugas locais vive cerca de 150 anos, pesa até 400 quilos e mede um metro de comprimento.

Tartarugas gigantes

Em diferentes setores das ilhas podemos admirá-las caminhando “à vontade”, enquanto procuram comida. O melhor lugar para observá-las em liberdade é a Finca El Manzanillo. Entre junho e agosto as fêmeas descem para a costa para desovar: mantenha distância, não as toque ou interrompa esse trabalho.

Além das tartarugas terrestres, também podemos encontrar vários exemplares marinhos, especialmente as tartarugas verdes, que se alimentam perto da costa ou, ainda, você poderá vê-las se mergulhar nas águas cristalinas da região.

  1. Iguanas

É outro dos expoentes da fauna típica das Ilhas Galápagos e há iguanas terrestres e marinhas. No primeiro caso, devemos indicar que é uma espécie endêmica e que, de acordo com a ilhota onde ela habita, pode ter uma cor ou um tamanho diferente. A Ilha Isabela é a que abriga mais iguanas de terra. Elas se alimentam de cactos e podem viver cerca de 60 anos.

Iguana

No caso da iguana marinha, também endêmica – é interessante que ela vive e caça na água, e tem a capacidade de mergulhar até 10 metros de profundidade em busca de comida. Sua cor é muito escura e pode ser observada ao sol – ela é de sangue frio e precisa dele todos os dias – entre as rochas da costa.

  1. Fringilídeos de Darwin

Entre as quase 50 espécies de aves que habitam as ilhas, a família dos fringilídeos é a mais numerosa. É uma ave passeriforme cujas asas, bicos e tamanhos diferem de acordo com a ilhota em que vivem.

Fringilídeos de Darwin

Deve o seu nome ao fato de que o naturalista passou muito tempo analisando-as durante sua estadia na região.

  1. Leões marinhos

Acredite ou não, essas ilhas equatorianas são um dos poucos lugares do planeta onde se pode nadar com leões-marinhos em seu habitat natural. Se você gosta de snorkeling, deve ir para a área de Santa Fé, onde estes agradáveis seres ​​virão até você para brincar.

Leão marinho

No caso de você viajar para as Galápagos durante a época de reprodução, você verá os filhotes na praia enquanto são alimentados por suas mães. Claro, você não deve ficar muito perto deles, para evitar que as fêmeas te ataquem.

  1. Patola de pés azuis

A maioria dos turistas que vêm para as ilhas procuram ver esse pássaro em particular que, como o nome indica, tem patas de cor azul-turquesa muito marcantes. A área do bico e da face também são azuis, mas mais discretas.

Patola de pés azuis

Esses pássaros estão por toda parte e até parecem gostar das visitas, porque ficam parados enquanto tiram fotos. Eles estarão em todos os lugares! Seu voo também é digno de admiração.

Dentro da fauna de Galápagos, também podemos encontrar tubarões-martelo, fragatas, pinguins, gaivotas, cormorões, baleias, golfinhos e lagartos.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog