Desenvolvimento

Brasil é 5º país que mais usa coletores solar no mundo

Em 2013 foram instalados 78,6 milhões de metros quadrados de coletores solar em todo o mundo.

O relatório “Aquecimento Solar no Mundo – o mercado e sua contribuição para o suporte de energia”, produzido pela Agência Internacional de Energia, coloca o Brasil em posição de destaque internacional. De acordo com a publicação, o país ocupa a quinta posição geral em capacidade instalada de coletores solar.

O estudo, que inclui os dados de mercado de 60 países que representam 95% do mercado mundial, revelou  uma capacidade instalada total de 374,7 GWth, correspondendo a um total de 535 milhões de metros quadrados de área de coletores em operação no mundo. Em 2013, foi instalada 55,0 GWTh no mundo todo, correspondendo a 78,6 milhões de metros quadrados de coletores solar.

Os principais destaques do ranking foram a China, com 262,3 GWth, e a Europa, com 44,1 GWth. Juntos, eles representam 82% de toda a capacidade instalada no mundo. Mas, o Brasil também teve seu espaço entre os mais importantes. O relatório mostra que o país obteve um dos maiores crescimentos no uso de coletores solar em 2013, ficando atrás apenas da China e da Turquia.

As condições climáticas favoráveis e os custos mais acessíveis têm incentivado o crescimento no uso de coletores solar em residências, já que eles ainda são muito mais baratos do que os painéis fotovoltaicos. Esse sistema é ideal para aquecer a água, seja para o uso em torneiras e chuveiros, seja para piscinas e outros sistemas de aquecimento.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

Fonte: CicloVivo e Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol)