Na primeira década dos anos 2000 as redes sociais dominaram a internet. Agora, elas (redes sociais) deixaram de ser canais de comunicação pessoal e para invadir também o mundo dos negócios.
Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira tem acesso à internet. De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros acessam páginas da web – seja por diversão ou por busca por notícias e informação.
É neste cenário que empresas de vários segmentos começaram a investir diariamente em publicações e campanhas nas redes sociais, a fim de aproximar a marca dos clientes e aumentar as vendas. A exemplo disso, a Vip Food – empresa de preparo e entrega de marmitas saudáveis – deu início às operações em novembro de 2015 e atualmente atende 1000 pedidos por mês, sendo que 90% da demanda é por parte das redes sociais.
“As redes sociais são grandes e poderosas aliadas para o bom andamento do negócio. Através do Facebook, Instagram e WhatsApp temos respostas imediatas dos clientes e conseguimos medir o nível de satisfação do público”, diz Albert Kribely, fundador da Vip Food.
Dos 1000 mil pedidos, 50% são pedidos via whatsapp, seguida de 40% do Facebook e 10% do Instagram e dos pedidos feitos através dos canais de comunicação convencional 80% são via email e 20% via telefone.