Geek

Trânsito no estado de SP mata mais que crimes violentos

Escrito por Paulo Carmino

Levantamento da Seguradora Líder, administradora do DPVAT, apontou que no ano de 2018, em 9 estados do país, o trânsito provocou mais mortes que crimes violentos, como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. São Paulo foi o estado que liderou esse ranking, com 5.462, contra 3.464 por crimes violentos. Entre o principal causador de acidentes, está a falha humana, como falta de atenção do condutor, imprudência e a condução sob efeito de substâncias que alteram o nível de consciência, como álcool e drogas.

EVITE ACIDENTES
É certo que nem sempre dá para fugir de situações imprevisíveis, mas é possível tomar atitudes simples para evitar entrar para as estatísticas:

Sinalize sua intenção de manobra
Um trânsito harmônico depende também da boa comunicação entre todos: pedestre, ciclistas, motociclistas e motoristas. Sempre que for mudar de direção, seja para trocar de faixa ou para virar à esquerda ou à direita, ligue a seta para sinalizar. Dessa forma, quem está no trânsito saberá da sua intenção de manobra e poderá se antecipar em relação a isso.

Limite de velocidade
O limite de velocidade de uma via é a velocidade ideal para trafegar com segurança, portanto é muito importante respeitá-lo. Além disso, chuvas, iluminação e as condições da via devem sempre ser consideradas, já que interferem diretamente no tempo de resposta, em caso de situação adversa.

Suas condições físicas também são importantes
O cansaço e sono são os principais motivos de os motoristas dormirem ao volante. Em uma situação assim, o carro pode sair da pista e causar atropelamentos e capotamentos. Portanto, é imprescindível avaliar suas condições físicas antes de assumir a direção e certificar-se de que pode conduzir com segurança.

Respeite à sinalização de trânsito
Respeitar à sinalização é o mínimo para ser um condutor prudente. Faixas e placas não estão ali apenas para enfeitar a via. Muitos acidentes poderiam ser evitados se a sinalização fosse respeitada.

Mas mesmo seguindo todas essas dicas, situações imprevistas ainda podem acontecer, e é aí que o InvestAfresp pode te ajudar. O Seguro Auto do InvestAfresp resguarda você e seu veículo e te poupa das dores de cabeça que um acidente pode trazer. Com assistência 24h, o Seguro Auto cobre danos causados a terceiros e te fornece um carro provisório, caso necessário, tudo pensando na sua tranquilidade. Além disso, outros imprevistos, como roubos e furtos também são cobertos. Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o Seguro Auto do InvestAfresp.

Se a situação for mais delicada, o Seguro de Vida do InvestAfresp pode garantir um pouco de tranquilidade e conforto às pessoas que você mais ama. Conheça as vantagens do Seguro de Vida do InvestAfresp.

Movimento Maio Amarelo 2019
O tema do Maio Amarelo deste ano é “No trânsito, o sentido é vida”, criado com o objetivo de propor uma reflexão e um envolvimento direto da população nas ações e na nova forma de encarar a mobilidade, especialmente nas grande cidades. A meta é fazer com que todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, além dos pedestres e passageiros, optem por um trânsito mais seguro.

E você, apoia a causa?

Saiba mais em https://www.maioamarelo.com/

Sobre o Autor

Paulo Carmino