Tecnologia

Steam inclui informações sobre jogos com conteúdo de IA

A Valve anunciou nesta quarta-feira (10) novas regras para a Steam relacionadas a conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) em jogos que estão na plataforma.

“Estamos alterando a nossa abordagem em relação aos jogos que usam IA. Isso nos permitirá lançar a grande maioria dos jogos que a usam”, diz o comunicado oficial.

“As mudanças de hoje decorrem da nossa maior compreensão do cenário e os riscos dessa área, bem como conversas com desenvolvedores de jogos que usam IA e de ferramentas de IA”, explica a Valve.

Steam inclui informações sobre jogos com conteúdo de IA

“Isso nos dará uma maior abertura para lançar jogos que usam tecnologias de IA no Steam. A única exceção serão jogos com conteúdo sexual explícito para adultos com IA de geração em tempo real — não podemos lançar esse tipo de conteúdo no momento.”

O processo para informar aos usuários quando um jogo usa conteúdo gerado por IA começa com os desenvolvedores, que precisarão preencher um questionário atualizado quando quiserem enviar seus games à Steam.

O novo formulário “inclui uma nova seção para descrever como você está usando [de] IA no desenvolvimento e execução do seu jogo”. O objetivo é indicar o uso de IA em jogos em duas categorias amplas: geração prévia e geração em tempo real.

Microsoft quer apostar na energia nuclear para impulsionar a inteligência artificialMicrosoft quer apostar na energia nuclear para impulsionar a inteligência artificial

Imagem: Kitinut Jinapuck/Shutterstock.com

Geração prévia: qualquer tipo de conteúdo (arte, código, som etc.) criado com o auxílio de ferramentas de IA durante o desenvolvimento. Conforme o Acordo de Distribuição do Steam, você garante à Valve que o seu jogo não incluirá conteúdo ilegal ou que viole direitos autoriais, e que ele será consistente com os seus materiais de divulgação. Na nossa análise pré-lançamento, avaliaremos o conteúdo-final gerado por IA no seu jogo da mesma forma como avaliamos os demais tipos de conteúdo — incluindo uma verificação se o seu jogo atende ao combinado.

Geração em tempo real: qualquer tipo de conteúdo criado com o auxílio de ferramentas de IA durante a execução do jogo. Além de seguir as mesmas regras de conteúdos de IA de geração prévia, a geração em tempo real tem um requisito adicional — no questionário de conteúdo, você deverá nos informar as barreiras implementadas na sua IA para garantir que não gere conteúdo ilegal.

Essas informações serão então coletadas pela Valve durante a análise do jogo, antes de seu lançamento. E a partir disso, serão incluídas as informações sobre uso de IA na página do game na Steam.

Na imagem, uma mão segura um smartphone cuja tela exibe o logo do serviço de streaming de games SteamNa imagem, uma mão segura um smartphone cuja tela exibe o logo do serviço de streaming de games Steam

Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock.com

A Valve também informa que está “lançando um novo sistema que permite aos usuários denunciar conteúdo ilegal dentro de jogos que apresentam conteúdo de IA por geração em tempo real”.

Para tanto, os usuários precisarão usar o Painel Steam dentro do jogo, denunciando facilmente qualquer conteúdo encontrado desse tipo.

“Continuaremos aprendendo com os jogos enviados no Steam e com o progresso jurídico em torno da IA, reavaliando essa decisão quando necessário”, finaliza o comunicado oficial.


Créditos: TecMasters