Tecnologia

Smartphones com 5G consomem 20% mais bateria, explica executivo

Escrito por Paulo Carmino

Imagem: TechRadar

A tecnologia 5G é conhecida por vários lados positivos, como a estabilidade e a velocidade superior à tecnologia anterior, a 4G. No entanto, há um ponto em que o 5G se mostra negativo, é o que diz um executivo da Redmi.

Para o CEO da sub-companhia da Xiaomi, Lu Weibing, os smartphones com a tecnologia 5G consomem cerca de 20% a mais de bateria do que outros smartphones com gerações anteriores.

Com isso, o ideal é que os aparelhos que embarcam a tecnologia utilizem baterias com maior capacidade. No entanto, embora isso possa suprir a necessidade dos consumidores, é um peso a mais no avanço de desempenho das baterias.

Para Weibing, as fabricantes precisam realizar diversas operações de otimização dos aparelhos, para que o consumo não afete o consumidor final.

O Redmi K30 Pro com 5G é um exemplo claro dessas adaptações e otimizações necessárias. Segundo o executivo da Redmi, esse aparelho tem câmera deslizante exatamente para abrir espaço para uma bateria de 4.700 mAh.

Tecnologia Moto Z2 Force ganha módulo de 5G e indica o fim da linha ‘Z’  Smartphones com 5G consomem 20% mais bateria, explica executivo tecnologia moto z2 force ganha modulo de 5g e indica o fim da linha z
Imagem: Reprodução – Moto Z2 Force com módulo 5G

O recém lançado Galaxy S20 pela Samsung, tem uma bateria de 4.000 mAh. O Smartphone vem com um processador Snapdragon com a tecnologia 5G. É bem provável que essas otimizações também estejam presentes nele.

No entanto, a versão 5G não deve dar as caras no Brasil. Isso por que o país ainda está longe de estabelecer sua rede 5G para os consumidores.

Sobre o Autor

Paulo Carmino