O recente colapso no abastecimento hídrico em São Paulo trouxe novos desafios cotidianos à população paulista. Para enfrentar essa situação com iniciativas simples e econômicas, o Sesc Pompeia e o MUDA SP promovem, no dia 21 de março, das 14h às 18h, uma vivência gratuita para construção de minicisternas.
Tecnologia acessível utilizada para recolher água da chuva, a cisterna funciona a partir do redirecionamento da água para um reservatório. Com isso, é possível armazená-la e utilizar em atividades do dia a dia, como limpeza e irrigação. Nesse curso, além da instrução de como criar o equipamento, os participantes aprendem cuidados para evitar a contaminação da água e da cisterna.
Ainda pouco difundida em São Paulo, essa prática tem raízes antigas pelo modo simples de instalação e funcionamento. No Nordeste, o uso de cisternas é comum à população, que utiliza a técnica durante as épocas de chuva, armazenando água para os períodos de seca. O volume armazenado e o material que reveste o aparelho são variáveis, inclusive é possível construí-la com plástico, fibra de vidro e até alvenaria.
A vivência no Sesc Pompeia, em parceria com o projeto MUDA SP, com duração aproximada de quatro horas, apresenta ao público a metodologia para desenvolver cisternas caseiras e o armazenamento correto da água das chuvas. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições acontecem no dia 21 no espaço das Oficinas de Atividade, a partir das 13h30.
SERVIÇO
Vivência: construindo minicisternas no Sesc Pompeia
Dia 21 de março, sábado, das 14h às 18h
Oficina de Criatividade
Grátis
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93.