A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.
O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.
Ingredientes necessários:
1/2 abóbora cabotiá
1 xícara de chá de trigo fino
2 cebolas médias picadinhas
1/2 xícara de chá de salsinha picada bem fininha
2 pimentas bode amassadas (opcional)
1/2 xícara de chá de hortelã picada bem fininha
1 xícara de chá de nozes picadinhas
Raspas de meio limão taiti
Azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
Modo de preparo:
Antes de tudo é preciso hidratar o trigo. Coloque a xícara de trigo num bowl grande e acrescente 4 copos de água filtrada. Deixe descansar por no mínimo 3 horas. Descasque a abóbora e parta em gomos largos, leve para assar em forno quente, cobrindo a assadeira com papel alumínio, por cerca de cerca de 30 minutos. Retire do forno e amasse com o garfo. Escorra o trigo em uma peneira ou aperte bem com as mãos para escorrer todo o líquido. Misture a abóbora, o trigo, metade da cebola picadinha, a salsinha e a pimenta, até obter uma massa uniforme e alaranjada. Ajuste o sal e reserve. Para o recheio adicione um fio de azeite numa frigideira e acrescente o restante da cebola com uma pitada de sal. Deixe a cebola amolecer e junte as nozes, mexa e deixe dourar. Acrescente a hortelã picadinha e retire do fogo. Para montar unte um refratário com azeite, disponha metade da massa, acrescente o recheio espalhando por toda a massa e espalhe as raspinhas de limão sobre o recheio, depois cubra o restante da massa e faça um desenho quadriculado com o cabo da colher. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus por uns 20 minutos ou até dourar levemente.
A receita postada no site da campanha “Segunda sem carne” é do blog Cozinha da Matilde.