Desenvolvimento

Rios escondidos em São Paulo podem ganhar placas de identificação

“A ideia do projeto é fazer com que as pessoas saibam que por baixo do asfalto correm rios.”

Foi aprovado no início do mês de julho o Projeto de Lei 858/2013, de autoria do vereador Ricardo Young (PPS), que determina a inclusão nas placas de todas as avenidas e ruas públicas da cidade de São Paulo do nome da bacia hidrográfica que está ali submersa.

“A ideia do projeto é fazer com que as pessoas saibam que por baixo do asfalto correm rios. Este reconhecimento vai resgatar a memória hídrica da cidade”, explica Young.

Ele lembra que as bacias hidrográficas foram a delimitação natural dos bairros de São Paulo no início da formação da cidade, mas o processo de urbanização e o crescimento desordenado foram sufocando e escondendo seus rios. “O plano de avenidas, idealizado por Prestes Maia, utilizou os fundos de vale e várzea dos rios e córregos para a construção das novas vias e foi esse plano que estruturou a rede de expansão da cidade. Com a urbanização desenfreada, os vales dos córregos foram canalizados e transformados em avenidas. Assim, o espaço das águas se transformou no espaço das construções e dos carros”, conta o vereador.

O projeto foi criado em cooperação com a organização Rios & Ruas, que atua incentivando a população a redescobrir a natureza da cidade, de árvores despercebidas e de rios soterrados, contribuindo para uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.

Para Ricardo, a aprovação deste PL foi uma demonstração de sensibilidade dos demais vereadores. “Este projeto tem em sua essência uma função e educação ambiental. Faz-se mais do que urgente uma reflexão sobre a relação da população com as águas da cidade, desde a água que bebemos, até o destino dado a ela depois de seu uso, as condições de escoamento, a possibilidade de recuperação dos rios e o futuro que queremos visando a uma cidade mais humana e sustentável”, enfatizou.

Como já foi aprovado em segunda votação, o projeto será agora enviado ao Executivo, para sanção pelo prefeito Fernando Haddad.

Para conhecer um pouco mais do Projeto, assista ao vídeo: