Além da espécie humana, é raro encontrar casos de gêmeos idênticos no mundo animal. Porém, um veterinário informou o nascimento de cachorros gêmeos idênticos. O nascimento dos filhotes aconteceu no ano passado.
De acordo com o veterinário Kurt de Cramer, ele estava tendo um dia normal de trabalho até uma cadelinha da raça Wolfhound Irlandês, também conhecida como Lébrel Irlandês, chegar para ter seus filhotes.
A cadelinha estava demorando muito tempo para ter os filhotes e já estava começando a sofrer, então foi feita uma cirurgia cesariana. Foi quando Kurt de Cramer, que faz uma média de 900 cesáreas por ano, teve uma grande surpresa.
Pela protuberância incomum que a cadela apresentava no útero, o veterinário chegou a pensar que ela tinha algum tipo de nódulo além dos filhotes, então ele fez a cirurgia de forma ainda mais cuidadosa.
Ao abrir o útero da cadelinha, o veterinário encontrou cinco filhotes, porém, dois deles estavam presos com cordões umbilicais em uma mesma placenta. Eles eram gêmeos.
Ainda surpreso, e maravilhado, Kurt de Cramer entrou em contato com outros especialistas em reprodução para confirmar suas suspeitas, pois essa era a primeira vez, em 26 anos de prática, que o veterinário tinha visto dois cachorros nascerem vivos de uma mesma placenta.
Quando os filhotes estavam com duas semanas de idade, uma equipe de especialistas pegou amostras de sangue dos animais para estudos mais aprofundados.
Como os cães de uma mesma ninhada costumam ser parecidos, os pesquisadores queriam ter certeza de se o caso se tratava de cães gêmeos idênticos. O que foi confirmado, os filhotes que nasceram da mesma placenta eram gêmeos monozigóticos, geneticamente idênticos.
Apesar de terem o mesmo DNA, os cãezinhos gêmeos apresentam diferenças sutis nas marcações em seus pelos. “Os gêmeos idênticos humanos também têm os mesmos genes, mas porque esses genes são expressos de forma diferente em cada pessoa, eles têm diferentes padrões de sardas e impressões digitais”, explicou o veterinário responsável pelo parto.
Quatro semanas depois, foram feitos novos exames para confirmar os anteriores. Dessa vez as amostras de DNA foram retiradas de tecidos, e não do sangue. Os outros filhotes também participaram desses testes.
Os novos exames confirmaram os primeiros resultados, e comprovou que os outros filhotes da mesma ninhada eram apenas parecidos, e a equipe publicou sua descoberta de cães gêmeos idênticos, que nasceram nem um hospital veterinário da África do Sul, na revista Reproduction in Domestic Animals.
Este foi o primeiro caso de cachorros gêmeos idênticos confirmado com exames e registrado em uma publicação científica. Porém, de acordo com informações, é impossível afirmar quantos casos realmente já aconteceram.
Sabe-se apenas que é muito difícil fetos de cães sobreviverem em uma mesma placenta, pois nesses casos eles não recebem a quantidade de nutrientes necessários e o oxigênio também pode ser insuficiente.
O veterinário Kurt de Cramer também afirmou que já tinha visto um único caso de cães gêmeos idênticos em 2014, porém, quando ele fez a cesariana os fetos já estavam mortos.
Os cães gêmeos receberam o nome de Cullen e Romulus e, apesar de terem nascido com um tamanho menor do que os outros cinco irmãos, próximo dos dois meses de idade eles já tinham alcançado o tamanho do resto da turma.
Fonte: BBC
Notícias sobre Pets