O Grupo Porção do Sol, formado por estudantes e amigos da região de Curitibanos, em Santa Catarina, tem trabalhado para promover e incentivar a agroecologia entre os produtores familiares da região. Entre as missões desse trabalho estão oficinas de capacitação e a criação de uma plataforma que conecte os produtores diretamente aos consumidores finais.
Após conversar com produtores e identificar o que poderia ser melhorado, o Porção do Sol entendeu que trabalhar em cadeias curtas é um dos jeitos mais eficientes de alavancar os negócios na região. Para isso, eles desenvolveram um projeto e estão em busca de ajuda através de financiamento coletivo.
A ideia é simples. O primeiro passo é criar um site em que os produtores possam mostrar os alimentos e deixa-los disponíveis para serem comercializados diretamente com o consumidor final, sem precisar de alguém que faça essa intermediação.
A segunda etapa está ligada à capacitação. Com a verba arrecadada, o grupo vai desenvolver oficinas, palestras e feiras mensais que ajudarão os produtores a conhecerem as técnicas de agroecologia, colaborando para melhoras no cultivo, ao mesmo tempo em que oferece mais visibilidade para a comercialização dos alimentos.
Como ajudar?
Para que este projeto saia do papel o investimento inicial é muito pequeno. O Porção do Sol tem usado a plataforma de financiamento coletivo Eco do Bem para levantar R$ 3 mil, que serão aplicados na divulgação e aplicação do projeto na cidade de Curitibanos.
Clique aqui para mais informações e doações.
(1)