O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou a lei que autoriza o transporte de animeis domésticos de pequeno porte nos ônibus coletivos da capital paulista. A decisão foi divulgada na última quinta-feira (12) e publicada no Diário Oficial.
O projeto de lei que deu origem à liberação foi feito pelo vereador David Soares (PSD), que conseguiu a aprovação da Câmara Municipal no último mês. A proposta tem como objetivo beneficiar, principalmente, a população de baixa renda, que não possui veículos próprios ou não pode custear um transporte específico para levar seus bichinhos até o veterinário ou postos de vacinação.
No entanto, a legislação possui algumas normas que devem ser obedecidas para que os animais entrem no coletivo. Logo no momento do embarque, os donos precisam apresentar a carteira de vacinação do animal e será cobrada uma taxa específica para o transporte.
Os animais também devem ser carregados em caixas específicas e estarem com as vacinas em dia. São proibidos animais com mais de dez quilos ou considerados peçonhentos.
Redação CicloVivo