Pneus
Rendimento quilométrico
Quando usados com frequência, os pneus ficam sujeitos ao desgaste natural, causado pelo atrito durante a rodagem na estrada. O tempo de duração de um pneu depende do carro, do tipo de superfície sobre a qual se dirige, do estilo de dirigir de cada motorista e outros fatores de importância semelhante; entre eles, está o tipo de composto usado em cada pneu, por exemplo.
Importante salientar a necessidade da manutenção periódica do veículo, sendo que as melhores propostas sugerem que sejam feitas entre 5 e 10 mil kms, analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas, folgas na suspensão, etc. de modo a garantir a maior vida útil dos pneus.
Pneus para carros: Os Dez Mandamentos da Manutenção Preventiva
- As pressões devem ser verificadas regularmente em pneus frios (incluindo o de reserva). Nunca reduza a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois é normal que ela cresça além das pressões frias.
- Os pneus devem ser substituídos quando suas superfícies demonstrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex.: desgaste irregular).
- Verifique o carro periodicamente e/ou os impactos do desgaste anormal.
- Faça o balanceamento dos pneus periodicamente, ou quando ocorrer vibração.
- Quando ocorrerem impactos ou furos, verifique também a parte interna do pneu.
- Nunca estacione sobre locais com óleo, solvente, etc; eles podem causar danos aos pneus.
- Cumpra o código de velocidade e o índice de carga.
- Os pneus radiais (mesmo os novos) devem sempre ser montados no eixo traseiro; a instalação deve estar sempre correta e completa.
- O estilo e a velocidade de condução do veículo afetam diretamente a vida dos pneus.
- Faça uma verificação geral de condição dos pneus regularmente.
Fonte: GiroAutomotivo
Créditos : Autos24h