O FSC (Forest Stewardship Council) e a organização TETO, que atua em comunidades carentes com o intuito de superar a situação de pobreza em países latino-americanos, selam parceria para que todas as residências construídas pela organização no Brasil sejam feitas com madeiras certificadas.
“Quando um projeto social que garante direitos à moradia escolhe, em seu processo de construção, produtos que também garantem direitos sociais, ambientais e econômicos, isso é muito importante. E essa é a força da parceria: duas formas de lutas se fortalecendo, FSC Brasil e TETO”, afirma Fabiola Zerbini, secretária do FSC Brasil. “Fecha um ciclo positivo que começa na floresta e termina num projeto de cunho social importante”.
Há 20 anos promovendo o manejo florestal responsável ao redor do mundo, a empresa de certificação está, desde 2001, oficialmente, também aqui no Brasil. E apesar de ter as florestas no centro de sua missão, o sistema também é sensível às causas sociais. O mesmo acontece com a ONG, que trabalha em conjunto com moradores e jovens voluntários para estimular a organização e a geração de soluções para os problemas da comunidade.
“Melhorar a qualidade e durabilidade da moradia que construímos é um grande objetivo do TETO. Contar com parcerias como a do FSC é fundamental. Usar madeira certificada, além de nos trazer tranquilidade sobre o meio ambiente, nos traz credibilidade e garantia de um bom trabalho com as comunidades em longo prazo”, afirma Denis Pacheco, Diretor de Construções da ONG.
De abril de 2013 a agosto de 2014, praticamente todas as casas emergenciais feitas pelo TETO no Brasil usam madeira certificada. O entrave, atualmente, é a falta de fornecedores em alguns estados, como o Rio de Janeiro. Um dos gols da parceria, portanto, será ampliar essa rede e garantir 100% de casas certificadas.