Cada vez mais, além de ports problemáticos, os jogos têm sido lançados com exigências mais altas quando o assunto é a quantidade de memória RAM e de Vram. Felizmente, de maneira quase discreta, a Microsoft implementou uma novidade bem útil no DirectX 12.
O recurso novo em questão, chamado de GPU Upload Heaps, do DirectX 12 promete fazer com que o processador tenha acesso direto à memória das placas de vídeo. Isso, no caso, é apenas possível devido ao mesmo atuar em conjunto com o recurso ReBar.
Já ao ter esse acesso, a transferência de dados direta permitirá que os jogos exijam menos recursos tanto do processador quanto da placa de vídeo, principalmente por conta de o processador não precisar ficar com uma cópia de ambos os dados com quais precisa interagir.
Outro ponto positivo a ser ressaltado é que, devido às placas de vídeo cada vez estarem mais rápidas, o jogador não sofrerá com problemas de latência nestes títulos com o DirectX 12.
Novo recurso do DirectX 12 já está pronto para ser usado
O GPU Upload Heaps já está pronto para ser utilizado por desenvolvedores a partir do Agility SDK. Por sua vez, os jogadores precisam de um PC com suporte ao ReBar ou ao Smart Access Memory para usufruir do mesmo.
Já em relação a placas de vídeo, os últimos drivers da Nvidia e Intel contam com suporte ao mesmo. Enquanto isso, de acordo com a Microsoft, os desenvolvedores com placas AMD devem entrar em contato com representantes da empresa para obter uma versão de acesso antecipado que conte com o acesso ao recurso.
Apesar de já estar disponível para ser utilizado por desenvolvedores, vale lembrar que deve levar um certo tempo para que jogos comecem a fazer uso do GPU Upload Heaps.
Via: Tom’s Hardware
Créditos: TecMasters