Começa nessa quinta feira (14 de setembro) o Salão de Frankfurt, principal evento da industria automotiva mundial em 2017. Uma das novidades que promete chamar atenção do publico é a nova geração do Megane RS. O bólido que é conhecido por ser um dos hatches de série mais velozes do mercado europeu, foi completamente renovado e traz como destaque o motor 1.8 Turbo com 280 CV de potência.
Visualmente o Novo RS 2018 adota uma personalidade bem mais agressiva em comparação ao Megane normal. O carro conta com alguns acessórios exclusivos que lhe ajudam a ter uma aparência mais esportiva, porém nada muito radical. Entre os itens que são exclusivos dessa configuração estão as rodas de polegadas maiores (aro 18 ou 19), faróis com máscara negra e faróis auxiliares de LEDs com visual bastante diferente, e o spoiler no para-choque dianteiro que foi inspirado na asa dianteira dos carros da F1 . Na traseira destaque para o estilo mais robusto do para-choque e o sistema de escape com saída única central, uma enorme ponteira em formato de trapézio e difusor de ar para melhorar a estabilidade. Sem duvida é um carro que vai chamar atenção nas ruas.
O interior traz um estilo marcante com direito a bancos esportivos e acabamento que simula fibra de carbono, além de muitos detalhes em alumínio e revestimentos em couro aveludado Alcantara. Destaque ainda nessa configuração do Megane para o sistema multimídia R-Link 2 com tela de 8.7 polegadas. O equipamento conta com a função de telemetria, que fornece ao motorista dados como o tempo de volta em um circuito durante um track day. Painel de instrumentos e volante também são próprios para o novo RS.
Pela primeira vez o Megane RS estará disponível com câmbio manual ou automático. O motor é um 1.8L Turbo que debita até 280 CV de potência e 39 kgfm de torque. Dados de performance não foram divulgados ainda, porém possivelmente a velocidade máxima deve ficar próxima aos 260 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 5 segundos, ou seja, ele terá números de um autentico esportivo.
O sistema de suspensão foi desenvolvidos especialmente para a Megane RS, os freios também são especiais para esportivos, feitos pela renomada fabricante Brembo.
Rodas traseiras que também esterçao…
Segundo a Renault uma das principais evoluções dessa nova geração do Megane RS é o sistema de quatro rodas direcionais, chamado de 4Control, esse tipo de eixo traseiro geralmente é utilizado apenas em carros de marcas de luxo ou de alto desempenho, a exemplo do novo Porsche 911, Mercedes AMG GT e BMW Serie 7. Com ele as rodas traseiras viram de forma mais suave na direção contrária das dianteiras.
Por exemplo quando o Megane RS fazer uma curva para a esquerda e as rodas dianteiras se convergirem em um ângulo de 15 graus, as rodas traseiras virarão na direção oposta em um ângulo de – 2.7 graus, permitindo ao modelo fazer curvas de forma mais ágil e veloz. De acordo com a marca a dirigibilidade promete ser semelhante ao dos seus carros de Turismo.
O Novo Megane RS é o mais novo representante da safra hatch esportivos da Europa, clube que reuni outras máquinas de alta performance, como Honda Civic Type R, Volkswagen Golf GTI, Ford Focus ST e Opel Astra OPC. A Renault prepara para 2018 uma versão ainda mais potente do Megane, com mais de 300 CV (chamada de Trophy). Infelizmente essa terceira geração do Megane RS deve continuar passando longe do Brasil.
Créditos : Autos24h