Desenvolvimento

No interior de SP, cidade plantará árvores gratuitamente em frente às casas de cidadãos

Os moradores da cidade de Votuporanga, interior de São Paulo, podem contar com um novo serviço, o Disque Árvore. Lançado pela Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental) na última sexta-feira (3), o projeto vai oferecer um canal rápido de comunicação entre os moradores e a autarquia para plantio de árvores nas vias públicas da cidade.

O serviço funciona mediante ligação telefônica ou por atendimento pessoal (saiba mais aqui). Ao solicitar o plantio de uma muda, será gerada uma ordem de serviço e após avaliação técnica sobre a espécie adequada para o local, a Saev Ambiental fará todo o trabalho de plantio, sem custo algum para o cidadão votuporanguense.

“Com este programa, a prefeitura contribui com o meio ambiente e protege o futuro da nossa humanidade. Mais árvores na cidade significam clima mais ameno e melhor qualidade de vida para todos nós”, disse o prefeito João Dado durante o plantio da primeira muda do serviço.

Para o superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bortoloti, o Disque Árvore é uma importante medida para as políticas ambientais na cidade. “A Saev Ambiental preza muito pelo meio ambiente, por isso realizamos muitos projetos voltados para essa área. O Disque Árvore é um deles, dando a oportunidade aos moradores de ter sombra e ar fresco em frente às suas casas, do jeito certo”, falou.

Segundo o superintendente adjunto, engenheiro Marcelo Marin Zeitune, a ação é uma forma de melhorar a arborização de Votuporanga. “Por meio do programa, pretendemos incentivar as pessoas a terem árvores, ajudando o meio ambiente e melhorando a arborização do município. Mas, além disso, também ajudaremos os munícipes a plantar uma muda da forma correta e da espécie certa para a zona urbana”, informou.

Espécies

Ao todo serão oferecidas sete opções de mudas para o plantio em frente às casas, comércios e indústrias, sendo duas de pequeno porte para o lado próximo à rede elétrica: Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia; quatro de médio porte para o lado oposto da rede elétrica: Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca; e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada nos dois casos.

As plantas são do viveiro do Horto Florestal da cidade.

Com informações da Prefeitura de Votuporanga.

(1)