Tecnologia

MWC 2020 é cancelado pela preocupação por covid-19

Escrito por Paulo Carmino

MWC 2020 cancelado

O Mobile World Congress 2020 (MWC 2020), o qual estava confirmado para ocorrer de 24 a 27 de fevereiro, em Barcelona, não vai mais acontecer. Se você tem acompanhado as últimas notícias sobre o evento durante essas duas semanas, já pode ter uma noção do motivo principal.

O anúncio foi feito hoje pelos organizadores do evento que, de acordo com informações do GSMArena, decidiram oficializar o cancelamento do evento por causa dos riscos de uma possível disseminação do covid-19 – anteriormente chamado de coronavírus.

Só pelo coronvírus?

Talvez a decisão do cancelamento do MWC 2020 não tenha acontecido exclusivamente por esse motivo. Isso porque, sabendo que a LG, Nivdia, Ericsson e tantas outras empresas (as principais, só pra constar) decretaram o cancelamento de suas participações no evento, não faria muito sentido fazer um evento desse porte sem que essas empresas estivessem presentes, não é mesmo?

O site GSM Arena classifica a saída em massa de empresas de um evento como “um movimento sem precedentes” – e ele está certo. O MWC é o maior evento de tecnologia móvel do mundo e ter desfalques em diversas frentes é sim um movimento sem precedentes.

MWC 2020 MWC 2020 é cancelado por conta dos riscos de contaminação com o covid-19 (coronavírus) gsmarena 001

Para tranquilizar as pessoas que participariam do evento, a própria Associação GSM (GSMA) vinha publicando uma série de comunicados desde os primeiros cancelamentos afirmando que as coisas aconteceriam como planejadas. Mas hoje, quando os organizadores do eventos tiveram a noção de que não teria muita coisa pra mostrar no MWC 2020, a ficha logo caiu.

Alguns eventos antecedem o MCW 2020 e eles não foram afetados de alguma forma. Isso porque eles não ocorrem dentro do MCW ou no mesmo local, mas cabe às empresas decidirem se ainda particiarão desses eventos ou não. Estamos falando da Huawei, Oppo, Motorola e a própria Xiaomi.

A GSMA diz que está ansiosa para hospedar o MWC 2021 em Barcelona, pois cidade espanhola é sede da feira anual desde 2006. Portanto, prefere seguir essa tradição.

Sobre o Autor

Paulo Carmino