Fitness & Nutrição

Musculação: 6 sinais de que você está treinando demais

Escrito por Giovanna Campos

Como boa parte dos nossos leitores, você leva seus treinos a sério. Mas, você já colocou metas exageradas sobre seu corpo , a ponto de estar treinando demais? Se o seu tempo gasto na academia é de cerca de cinco horas por semana , há boas chances de que você não está treinando demais. No entanto, se for mais de cinco horas por semana e o treinamento está se tornando um vício, provavelmente é hora de reavaliar seus objetivos.

O fundamental é você ouvir o seu corpo e saber os sinais de excesso de treino. Nós compilamos uma lista de 6 sintomas comuns de overtraining.

1 / Freqüência cardíaca alterada (quando em repouso)

Você já reparou nesses monitores de freqüência cardíaca que algumas pessoas usam na academia? Acredite ou não , eles podem ajudá -lo a determinar se você está em overtraining . Alteração na freqüência cardíaca de repouso é o resultado de um aumento da taxa metabólica para atender à demanda imposta do treinamento. No entanto, você não precisa sair correndo e comprar um desses dispositivos de freqüência cardíaca . Em vez disso, simplesmente monitore sua freqüência cardíaca pela manhã, medindo antes de levantar-se para sair da cama e começar o seu dia.

2 / Sede Insaciável

Você costuma ter uma sede insaciável ? Você está começando a acreditar que não importa o que você bebe, você ainda vai desejar mais ? Há uma excelente chance de que você está em overtraining , o que faz com que o corpo fique em um estado catabólico por mais tempo. Por quê? Como personal trainer e especialista em nutrição, Jay Cardiello aponta que “estar em um estado catabólico , naturalmente, provoca a desidratação “, e ” a sede é um dos primeiros sinais de desidratação”. Para combater esse sintoma, Cardiello sugere que você regule o consumo de líquidos, além de aumentar o descanso.

3 / Dor Muscular

É normal ter dor muscular durante um dia ou dois após o treino. No entanto, se você ainda está dolorido depois de 72 horas , não se esqueça de marcar uma pausa e descanso. Este tipo de dor prolongada é um sinal de que seus músculos não estão se recuperando e os impactos sobre seus esforços de fortalecimento muscular de forma negativa.

4 / Insônia

O seu tempo de academia aumentando, ao mesmo tempo você está tendo dificuldade para dormir ? Como personal trainer e consultor de nutrição, Mike Duffy diz que é “muito provavelmente o resultado de uma combinação de sistema nervoso e ou sobrecarga do sistema hormonal. ” Ele sugere que ” se concentrar mais em obter a sua dose de sono entre 22:00-02:00″, porque ” este é a parte do seu padrão de sono onde ocorre a restauração física . ” Ele salienta , ” seu corpo cresce enquanto descansa”, e aconselha as pessoas que podem estar em overtraining a “comer comida integral e tirar uma semana de descanso de todos os treinamentos.”

5 / Depressão

Quando você pensa em musculação, não é comum associá-la com a depressão. Mas, se você está em overtraining , é um resultado possível. Personal trainer e treinador de força , Lee Boyce , diz que as pessoas que exageram no treino tendem “a ver o exercício como algo que não é . Ou seja, um desafio, uma conquista, ou um espaço de preenchimento da vida”. Ele acrescenta que eles também podem sofrer “de excesso de vaidade” com a crença de que ” quanto mais eles treinam , melhor a aparência deles será”. Para evitar overtraining , diz ele ,” é importante saber os motivos reais por trás de treinamento. ” Estabeleça metas realistas de curto e longo prazo , criar um planejamento, e trabalhe para cumpri-lo .

6 / Sempre doente

Sentir-se mal não faz parte de um estilo de vida saudável. Na verdade, às vezes, é a forma do seu corpo de lhe dizer que o seu sistema imunitário está sofrendo de overtraining. Marcos Paulo Teixeira explica que no processo de overtraining o seu corpo está em um “estado catabólico contínuo”, que reduz a imunidade e aumenta as chances de adoecer. ” Se você está em overtraining , Teixeira aconselha descansar , e ” reduzir a intensidade e frequência”. Ele também sugere “ajustar a dieta, suplemento nutricional e” a ingestão e “possivelmente implementação de vitaminas A e E , ​​assim como a glutamina ou whey proteins de boa qualidade, como os da Max Titanium, Integralmedica e Nutrilatina“.

A musculação, como todo esporte, traz benefícios reais para o corpo e para a mente. No entanto, o excesso é sempre perigoso, então use as dicas acima para não cair numa armadilha. Bons treinos e foco no resultado!

 

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Sobre o Autor

Giovanna Campos