Tecnologia

Monstro! Novo Xbox Series X tem novas especificações divulgadas pela Microsoft

A Microsoft está prestes a soltar um monstro da jaula e esse monstro já tem nome e possível data de lançamento. Se trata da nova geração de videogames da linha Xbox. O Xbox Series X deve ser lançado ainda no final de 2020.

Phil Spencer, diretor da divisão de videogames da companhia norte-americana, decidiu divulgar algumas especificações e informações referentes ao modelo.

Segundo Spencer, o Microsoft Xbox Series X deve vir com o dobro de processamento do último lançamento da linha Xbox. Todo esse poder só será possível com 12 TFLOPs (Teraflops) de processamento.

Essa potência tem auxilio da tecnologia Zen 2 e em um processador da AMD com litografia 7 nm.

Imagem: Reprodução do Novo Flight Simulator para o Xbox Series X.

Mais veloz para abrir jogos e uma alta taxa de fps

Além das informações sobre processamento, Phil Spencer também informou que a nova geração Xbox Series X trará em todas as suas unidades, a tecnologia de disco SSD. Com isso, os jogos terão um carregamento e respostas mais rápidas, considerando que os SSD’s conseguem alcançar até 10x mais velocidade que os HDs convencionais.

Para efeitos de comparação, um SSD com Windows 10, consegue carregar o sistema em apenas 5 segundos, em média, enquanto em um HD, esse carregamento pode variar entre 25 e 60 segundos.

Por fim, o diretor de videogames da Microsoft também confirmou que haverá suporte na resolução 8K. Os jogos também poderão rodar em uma taxa de 120 quadros (FPS), via HDMI 2.1.

Todas as novidades divulgadas

Monstro! Novo Xbox Series X tem novas especificações divulgadas pela Microsoft Xbox ShortBullets JPG 1024x576
  • Processador personalizado de próxima geração: O Xbox Series X é o console mais poderoso já desenvolvido para consoles, aproveitando as mais recentes arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD. Fornecendo quatro vezes o poder de processamento de um Xbox One e permitindo que os desenvolvedores aproveitem 12 TFLOPS de desempenho da GPU (Unidade de processamento gráfico) – duas vezes o de um Xbox One X e mais de oito vezes do Xbox One original. O Xbox Series X oferece um verdadeiro salto geracional no poder de processamento e gráficos com técnicas de ponta, resultando em maiores taxas de quadros, mundos de jogo maiores e mais sofisticados e uma experiência imersiva diferente de tudo o que se vê nos jogos de console.
  • Variable Rate Shading (VRS): A tecnologia VRS permite que os desenvolvedores utilizem com mais eficiência toda a potência do Xbox Series X. Em vez de gastar ciclos de GPU uniformemente para cada pixel na tela, eles podem priorizar efeitos individuais em personagens de jogos específicos ou objetos ambientais importantes. Essa técnica resulta em taxas de quadros mais estáveis ​​e em alta resolução, sem impacto na qualidade final da imagem.
  • DirectX Raytracing acelerado por hardware: você pode esperar ambientes mais dinâmicos e realistas com o DirectX Raytracing, um acelerador de hardware – o primeiro para jogos em console. Isso significa iluminação realista, reflexões precisas e acústica realista em tempo real, enquanto você explora o mundo do jogo.
  • Armazenamento SSD: Com o SSD de última geração, quase todos os aspectos dos jogos são aprimorados. Os mundos dos jogos são maiores, mais dinâmicos e carregam instantaneamente.
  • Resumo Rápido: O novo recurso Resumo Rápido permite continuar vários jogos de um estado suspenso quase instantaneamente, retornando para onde você estava e o que estava fazendo, sem esperar pelas longas telas de carregamento.
  • Entrada de latência dinâmica (DLI): estamos otimizando a latência no pipeline de player para console, começando com nosso Xbox Wireless Controller, que aproveita nosso protocolo de comunicação sem fio de alta largura de banda quando conectado ao console. Com o Dynamic Latency Input (DLI), um novo recurso que sincroniza a entrada imediatamente com o que é exibido, os controles são ainda mais precisos e responsivos.
  • Inovação HDMI 2.1: firmamos parceria com o HDMI e os fabricantes de TV para oferecer a melhor experiência de jogo por meio de recursos como o modo de baixa latência automática (ALLM) e a taxa de atualização variável (VRR). O ALLM permite que o Xbox One e o Xbox Series X definam automaticamente a exibição conectada para o modo de menor latência. O VRR sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo, mantendo visuais suaves sem rasgar. Será possível garantir um atraso mínimo e a experiência de jogo mais responsiva.
  • Suporte a 120 fps: Com suporte para até 120 fps, o Xbox Series X permite que os desenvolvedores excedam a saída padrão de 60 fps em favor de realismo elevado ou ação rápida.
  • Quatro gerações de jogos (retrocompatibilidade): Nosso compromisso com a compatibilidade significa que os jogos Xbox One existentes, incluindo o Xbox 360 compatível com versões anteriores e os jogos originais do Xbox, parecem e jogam melhor do que nunca. Seus jogos favoritos, incluindo títulos no Xbox Game Pass, se beneficiam de taxas de quadros mais constantes, tempos de carregamento mais rápidos e resolução e fidelidade visual aprimoradas – tudo sem a necessidade de trabalho do desenvolvedor. Seus acessórios para jogos Xbox One também estarão disponíveis.
  • Entrega inteligente: Essa tecnologia permite comprar um jogo uma vez e saber que – esteja você jogando no Xbox One ou Xbox Series X – você está obtendo a versão correta do jogo em qualquer Xbox em que esteja jogando. Estamos assumindo o compromisso de usar o Smart Delivery em todos os nossos títulos exclusivos do Xbox Game Studios, incluindo o Halo Infinite , garantindo que você só precise comprar um título uma vez para jogar a melhor versão disponível para o console Xbox em que escolher jogar. Essa tecnologia está disponível para todos os desenvolvedores e editores, e eles podem optar por usá-la para títulos que serão lançados no Xbox One primeiro e chegarão ao Xbox Series X posteriormente.
  • Xbox Game Pass: além dos jogos de quatro gerações de consoles, nosso serviço líder de assinaturas de jogos, o Xbox Game Pass, continuará a ter nossos jogos primários, como o Halo Infinite, incluídos em seu lançamento. Esperamos que milhões de vocês vivenciem o portfólio Xbox Game Pass e mergulhem em uma profunda biblioteca de jogos de alta qualidade, jogando aqueles que amam agora e também descobrindo sua próxima grande aventura.