Negócios

Missão de Negócios: uma imersão no mundo da inovação e do empreendedorismo

Escrito por Vinnícius Lopes

Empreendedores visitam os bastidores das maiores empresas do país

Que tal conhecer o software de marketing que automatiza a prospecção de vendas? Ou então saber como funciona uma das maiores empresas de pagamento do mercado e ainda descobrir as estratégias que levam algumas empresas a terem faturamentos bilionários? E como se não bastasse, entender por que algumas empresas são as melhores para se trabalhar, enquanto outras se destacam pelo uso de tecnologias avançadas. Pois tudo isso acontece nas Missões de Negócios organizadas pela A Magia do Mundo dos Negócios, uma oportunidade única de conhecer o segredo de sucesso de marcas mundialmente conhecidas.

Com o objetivo de  conhecer a cultura, os diferenciais, as formas de gestão e fortalecer a rede de contatos, um grupo de 15 empreendedores participou da 3ª Missão de Negócios realizada nos dias 6, 7 e 8 de maio na cidade de São Paulo. Guiados pelos empreendedores Marcus Bernardes e Henrique Lunkes, os participantes visitaram as empresas MOIP, Movile, 99Jobs, Google Campus, Hotel Unique, Mercado Livre, Bossa Nova Investimentos e Dinamize, além participarem de palestras ministradas por Ricardo Corrêa, da Ramper, e Marcus Bernardes, da Magia do Mundo dos Negócios.

Inspiração para empreendedores

O cronograma de atividades foi intenso, porém inspirador como definiram os participantes. “Foi motivador, serviu para abrir nossos olhos quanto ao nosso sistema de trabalho. Aprendemos sobre as estruturas, modelos diferenciados de negócios, muito deles que vão ao encontro da nossa empresa, ou seja, nos mostrou que estamos no caminho certo”, conta Carlos Cruz, CEO da Dallcon Sistemas, organização com matriz localizada no interior do Rio Grande do Sul.

De acordo com Henrique Lunkes, as empresas visitadas têm perfis parecidos, trabalham focadas nos seus colaboradores, possuem uma gestão colaborativa, participativa, com pessoas que têm liberdade para criar, inovar, propor novos processos e soluções. Na maioria não há uma hierarquia rígida e vertical. Não há cargos definidos ou gestores, e sim grupos de trabalho geralmente multidisciplinares. A cada novo projeto, um colaborador assume a liderança, conforme o seu perfil e o estilo da tarefa — tudo de forma muito natural. Diretores, CEO´s sentam lado a lado.

Tecnologia a favor dos funcionários

No primeiro dia, foi a vez de descobrir com Ricardo Corrêa, CEO da Ramper, como que a empresa vem crescendo 20% ao mês com a comercialização de softwares de marketing que automatizam a prospecção de vendas, possibilitando aos vendedores baterem suas metas.

Na sequência, Marcus Bernardes, CEO da A Magia do Mundo dos Negócios, falou sobre o Jeito Disney de encantar os clientes, explicando por que a organização conquista seus visitantes e também funcionários permanentemente.

 

Nos bastidores de empresas milionárias 

O segundo dia foi para conhecer os bastidores de uma das mais respeitadas empresas de pagamento do mercado, a MOIP. O próprio fundador, Daniel Fonseca, explicou como que marca, em um curto espaço de tempo, tornou-se referência em solução de pagamentos para e-commerces e marketplace e que já conta com 270 funcionários, possui 500 mil clientes e tem um volume transacional de 3 bilhões por ano.

 

Os participantes ainda visitaram a Movile, que é líder em marketplaces móveis e está cotada para ser o próximo unicórnio brasileiro. Matheus Fonseca foi o responsável por mostrar ao grupo como que  empresa ampliou seus negócios  e intensificou sua atuação no mercado.  Hoje, a Movile é responsável pelas marcas Ifood, Playkids, Rapiddo, Anotador, entre outras.

 

O dia também foi para aprender sobre gestão de capital humano. O responsável pela aula foi Diego Ximenes, da 99Jobs, empresa que é considerada umas das mais legais de se trabalhar. Com um conceito diferenciado, a instituição ajuda a encontrar o perfil de candidato para empresa e vice-versa.

 

Uma Missão de Negócios não poderia deixar de visitar o Google Campus. No local, os integrantes participaram de um Workshop de Canvas, ministrado pelo especialista Melquíades Melo. Na ocasião, puderam tirar suas dúvidas sobre o uso desta ferramenta tecnológica que está revolucionando o mundo dos negócios.

Depois de um dia de muito aprendizado e networking, a última parada aconteceu no Hotel Unique, considerado um dos hotéis mais luxuosos da América Latina. A ideia foi que o grupo pudesse entender a diferença entre Preço x Valor.  O encerramento aconteceu no Skye Bar, localizado na cobertura do próprio hotel, onde os empreendedores foram presenteados com a visão espetacular da cidade de São Paulo.

 

Negócios que cativam pessoas

O grupo conheceu de perto empresas, cujo foco é o bem-estar de seus funcionários. Inspiradas em modelos americanos, elas proporcionam um excelente ambiente de trabalho, deixando todos sempre motivados e felizes. Exemplo disso, é o Mercado Livre, também conhecido por seus colaboradores como Melicidade (‘Meli’ é a sigla pela qual a companhia é negociada na bolsa Nasdaq, e ‘cidade’, porque a nova sede parece uma cidade, pois conta com restaurante, café, academia, espaço de beleza, auditório para 200 pessoas, área verde, sala de jogos, consultório médico, nutricionista, entre outros ambientes). De acordo com Marco Paulino, o ambiente conta com 1.700 funcionários. O Mercado Livre é considerado o maior escritório tecnológico da América Latina e que faz cerca de 10 mil buscas por segundo.

 

Se um dos objetivos da Missão era aprender sobre investimentos, ninguém melhor que João Kepler, do escritório Bossa Nova Investimentos, para ensinar. O grupo conheceu as dependências da empresa, localizada no prédio World Trade Center, e descobriu como Kepler se tornou um dos maiores investidores-anjo do Brasil. Na visita, o empresário falou de sua trajetória profissional e de suas metas para os próximos anos. A visita serviu de inspiração para muitos dos empreendedores. “Aprendi muito sobre investimento, certamente poderei aplicar o aprendizado em minhas empresas”, falou Carlos Cruz.

 

Para finalizar a Missão, nada melhor do que saber mais sobre uma das melhores plataformas em termos de automação de e-mails, a Dinamize. A empresa possui uma carta de 22 mil clientes, são mais de 1000 canais autorizados, sete filiais em todo o país e três internacionais. Ela é líder absoluta em e-mail marketing no Brasil. Segundo Rodrigo de Almeida, que apresentou a companhia, a Dinamize possui um dos mais relevantes serviços de gerenciamento de mídias sociais.

Segundo os participantes, a  3º Missão trouxe uma bagagem de culturas organizacionais enorme, pois eles descobriram que os valores éticos, morais e objetivos da empresa são determinantes para o seu sucesso.

Texto de Fabiana Seferin

Vagas para próxima Missão estão se esgotando

A 4ª Missão de Negócios já tem data definida. Acontecerá entre os dias 3 e 5 de junho, na cidade de São Paulo, porém restam apenas 4 vagas. Inscrições e informações pelo site:  www.eventosmagia.com.br/missao-negocios-sp
ou pelo WhatsApp: (55) 9.9119-1045

 

Share Button

Sobre o Autor

Vinnícius Lopes