Desenvolvimento

Los Angeles está pintando as ruas de branco para reduzir temperatura

Escrito por Escobar Dog

As ilhas de calor são responsáveis por fazer as temperaturas subirem ainda mais nas metrópoles. E este efeito tem causas diversas, tais como falta de áreas verdes, excesso de construções, poluição externa e até o asfalto. E é para este último item citado que Los Angeles (EUA) está procurando uma solução.

O pavimento negro comum absorve até 95% da luz solar. Entretanto, construir uma pavimentação ecológico é ainda um desafio, principalmente, do ponto de vista financeiro. Mas a cidade mais populosa da Califórnia encontrou uma maneira: pintar o asfalto de branco. O chamado “pavimento fresco” está sendo testado nas estradas de 15 distritos.

O Departamento de Obras Públicas da cidade, LA Street Services, afirma que a camada do novo pavimento reduzirá as temperaturas em um dia de verão em até 10 graus. E, parece que não é exagero, de acordo com o site Curbed Los Angeles um projeto similar em um distrito da cidade conseguiu reduzir a temperatura da superfície de um estacionamento em mais de 20 graus.

Foto: LA Street Services/Divulgação

Segundo o Inhabitat, um estudo da EPA (sigla em inglês para Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) sugere que a cobertura de 35% das estradas de Los Angeles com pavimento reflexivo pode ajudar a reduzir a temperatura média do ar por um grau completo de Fahrenheit (medida de temperatura utilizada nos EUA).

É bom também lembrar que esta ação não é isolada. No ano passado, a cidade liberou suas calçadas para hortas e jardins e ainda recentemente anunciou que vai zerar as emissões poluentes de ônibus até 2030.

Foto: LA Street Services/Divulgação

Foto: LA Street Services/Divulgação

(129)

Sobre o Autor

Escobar Dog