Geek

‘Jornal Cidade Online’ é banido do programa de monetização Google AdSense após acusações de Fake News

Depois da ascensão do Sleeping Giants Brasil, uma iniciativa para condenar e buscar o bloqueio de sites que divulgam notícias falsas por parte das companhias que anunciam, o ‘Jornal Cidade Online’, um dos alvos do movimento não está mais sendo monetizado pelo programa Google AdSense.

Com a produção massiva de notícias falsas, provocações anti-ciência e sensacionalismo extremo, contrariando completamente as políticas do programa, o Jornal Cidade Online perde sua maior fonte de renda, que também é fonte de maioria absoluta dos sites na internet.

Para se ter uma ideia, o programa Google AdSense é o mesmo que monetiza Youtubers criadores de conteúdo. Alguns deles chegam a receber milhões de dólares quando atingem um público significativo.

‘Jornal Cidade Online’ é banido do programa de monetização Google AdSense após acusações de Fake News jornal cidade online
Imagem: Reprodução. Campos de anúncios do programa Google AdSense não são mais preenchidos no site “Jornal Cidade Online”.

Políticas para editores do programa Google Adsense

As políticas para editores do programa Google AdSense são claras. É proibido divulgação de conteúdo enganoso, bem como discurso de ódio.

E isso nada tem haver com ferir a liberdade de expressão, afinal, o programa recebe investimento de grandes companhias e o Google define o que é um conteúdo saudável para que possa repassar parte desse valor para criadores de conteúdos, através de um sistema de anúncios direcionados e cliques.

Um exemplo notório de violação das políticas do programa, foi do YouTuber “Xbox Mil Grau”, que foi banido do programa recentemente após publicações racistas em seu perfil no twitter e também por conta do discurso de ódio em seus vídeos na plataforma.

Estima-se que ele perdeu um rendimento de cerca de 12 mil reais por mês após banimento do programa.

Como denunciar violações ao programa Google AdSense

Qualquer pessoa pode denunciar conteúdos que violam o programa Google AdSense. O Google disponibiliza um formulário de fácil acesso, neste link.

Sites que distribuem notícias falsas, discurso de ódio e distorção de informações, bem como outras práticas de violação, podem ser denunciados.

A equipe vai analisar as denúncias e decidir se desmonetiza parcialmente o conteúdo ou se tomará medidas mais extremas, como o banimento da plataforma.

Quando esse banimento ocorre, a plataforma também retém todo o valor que foi ganho em anúncios no conteúdo nocivo. Isso significa que o editor passará a não receber imediatamente após o banimento e todo o saldo será retido.