Foi inaugurada, na última semana, a maior fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil. O empreendimento faz parte dos investimentos da companhia canadense Canadian Solar e está localizado na cidade de Sorocaba, próximo à região metropolitana de São Paulo.
De acordo com a empresa, a capacidade anual da nova fábrica é de 380 MW em módulos solares. O material deve ser usado para fornecer painéis às novas usinas fotovoltaicas que já foram aprovadas em leilões, estão em fase de aplicação e também fazem parte dos investimentos da canadense no Brasil.
Conforme informado pelo jornal Cruzeiro do Sul, o projeto teve investimento total de R$ 80 milhões e deve ser capaz de produzir um milhão de módulos solares a cada ano. Além disso, a fábrica gerou 400 empregos diretos e o negócio deve manter outros 1.500 empregos indiretos.
Durante a cerimônia de inauguração da planta, o CEO da Canadian Solar, Shawn Qu se mostrou confiante no novo negócio da companhia em território brasileiro e falou sobre o potencial nacional. “O Brasill é um dos mercados solares mais atraentes e de mais rápido crescimento no mundo”, disse Qu.
(761)