Geek

Google Maps recebe atualização e ‘acaba’ com a terra plana

Escrito por Paulo Carmino

 

O Google Maps recebeu uma atualização que “deixou” a terra redonda. O programa mais famoso de mapas do planeta utilizava a terra como plana no recurso de navegação e zoom nomeado de “Mercator”.

No entanto, isso não significava, de forma alguma, que o Google considerou antes que algum dia a terra fosse plana – o que pra nós, é algo bobo de se discutir, levantando todos os avanços da ciência e tecnologia, que prevê eclipses, clima, o universo – por que não poderia prever o formato do globo?

Utilizar o recurso de terra “plana” no navegador de mapas, tinha o objetivo apenas de facilitar a navegação e o modo de visualização do usuário, e se tornou um padrão, pela facilidade de imprimir os mapas, que hoje são muito utilizados principalmente em ambiente acadêmico. Embora tenha modificado o formato do globo, nada impactou na facilidade de usar o Google Maps.

A projeção Mercator, também apresentava uma imagem distorcida da Terra, como o fato da Groenlândia ser maior do que a África do ambiente do aplicativo. Na realidade, a África é 14 vezes maior do que a Groenlândia. Os objetos ao redor do equador são dimensionados em relação um ao outro, enquanto os objetos mais próximos dos pólos parecem maiores do que realmente são.

Em nosso teste de navegação, o Globo se torna mais atraente e parece mais fácil obter direções e estudos sobre a terra.

Terra deixa de ser plana no Google Maps. Imagem: Reprodução/Google Maps

A empresa destacou, por meio de sua conta oficial no Twitter, que a mudança com o novo 3D Globe Mode, “a projeção da Groenlândia não é mais do tamanho da África”. A alteração está disponível apenas na interface da área de trabalho; o Google Maps continua plano no aplicativo de Mapas para dispositivos móveis – pelo menos por enquanto.

Fonte: The Verge


Editor

Felipe Victor

Um simples aspirante buscando conhecimento e compartilhando ao mundo.


Outras notícias parecidas


Mais notícias sobre Google



Sobre o Autor

Paulo Carmino