Negócios

Ferramentas para ajudar quem quer investir em ações

Escrito por Forbiddeen

A crise provocada pelo novo coronavírus exige cuidados, mas permite que a pessoa interessada em investimento em renda variável encontre boas oportunidades.

Em especial, no que diz respeito ao mercado de ações, a paralisação de atividades consideradas não essenciais faz com que os ativos dessas empresas se encontrem em baixa.

Como um conceito básico nesse tipo de mercado é comprar em baixa para vender em alta, a fase atual é propícia para quem está em busca de preços acessíveis visando maior lucro no futuro.

Confira na sequência quais são as ferramentas que podem ajudá-lo a investir melhor mesmo que você ainda não tenha tanta experiência.

A plataforma de investimentos

Uma plataforma de investimentos é um espaço geralmente criado por corretoras de valores no qual o investidor pode fazer as mais diferentes operações em investimento em renda variável e em renda fixa.

Isso sem precisar sair de casa, a partir de seu computador ou mesmo do smartphone. Essa é uma solução simplificadora, pois coloca o interessado diante de ativos que ele pode comprar ou vender, além de dar ele as informações relevantes em relação àquele investimento.

Com a plataforma, o investidor tem acesso a todo um conjunto de soluções voltadas para a otimização dos processos.

Justamente por isso, a ferramenta se apresenta como um recurso de valor inestimável para o momento presente: se a ideia é manter as pessoas em casa, o investidor pode fazer todos os procedimentos de maneira não presencial, sem que isso interfira na qualidade de suas decisões.

A carteira recomendada

Outra ferramenta que facilita muito a vida de quem pretende investir em tempos de pandemia é a carteira recomendada.

Este é um documento que instituições financeiras costumam oferecer com análises aprofundadas de ativos e indicações.

Dessa forma, quem tem acesso a ela pode escolher com maior embasamento suas opções de investimento, considerando análises tanto técnicas quanto fundamentalistas.

Pense em poder se apoiar no trabalho de verdadeiros especialistas no mercado, pessoas que conhecem a fundo a lógica da Bolsa de Valores, além de entenderem os impactos que as oscilações podem causar nas empresas.

São justamente esses analistas que podem estar ao seu lado quando você trabalha com uma carteira recomendada de investimentos.

O Home Broker

Home broker é um sistema oferecido pelo banco ou pela corretora de valores dentro do qual é possível operar no mercado de investimentos.

Ele aparece inserido nas plataformas e permite um acesso bastante intuitivo ao pregão virtual, que é onde ocorrem as movimentações.

Todos têm imagens do antigo ambiente da Bolsa de Valores, onde os corretores se amontoavam em um salão acompanhando os painéis onde apareciam os ativos e seus respectivos valores.

Pois bem, com a modernização, aquele ambiente foi substituído por um sistema onde a oscilação dos ativos pode ser conferida remotamente por qualquer investidor.

Para permitir aos seus clientes o acesso a esse sistema, as corretoras oferecem o Home Broker, que na prática é um veículo muito eficiente de conexão do investidor com a corretora e, consequentemente, com a Bolsa de Valores.

Os Home Brokers diferem entre si em função daquilo que cada corretora consegue disponibilizar, o que faz com que a boa escolha da instituição da qual será cliente torne-se um diferencial para o investidor.

As técnicas analíticas

Dominar o assunto é fundamental seja qual for o objeto de estudo. No caso de investimento em renda variável, basicamente diz respeito a técnicas como as análises técnica e a fundamentalista.

De maneira geral, podemos explicar a diferença entre elas da seguinte maneira: a análise técnica se concentra mais na avaliação dos gráficos, considerando as oscilações dos ativos em função do tempo. A análise fundamentalista tem foco nos fundamentos das empresas, ou seja, em questões como a forma como ela é administrada e a natureza do negócio.

Em resumo, as duas abordagens se complementam e procurar compreendê-las de maneira a assimilar melhor o que gera os resultados das empresas no pregão, costuma ser o recurso mais importante que o investidor de sucesso tem a seu dispor.

O simulador de investimento em renda variável

Agora imagine poder conhecer o funcionamento da Bolsa mesmo sendo novato, inclusive podendo fazer movimentações fictícias baseadas em informações reais.

Isso é possível com o simulador de investimentos, que funciona justamente como um jogo no qual se pode comprar e vender de acordo com as oscilações dos ativos, mas sem o risco de perder dinheiro.

O simulador de investimentos é uma excelente ferramenta porque permite ao investidor montar a sua carteira de ativos e testá-la em função de fatores como risco, liquidez e volatilidade.

É essencial para quem pretende ingressar no mercado de ações mas sente insegurança diante da inexperiência nesse tipo de procedimento.

Aprender a montar e testar uma carteira pode ser o diferencial de quem entra bem no mercado acionário em relação a quem acaba fracassando por perder dinheiro em uma fase tão importante da sua jornada.

A corretora de valores

Até alguns anos atrás era muito comum que a pessoa interessada em investimento em renda variável ou em renda fixa procurasse o banco e confiasse a evolução de sua renda ao gerente.

Hoje, com o processo de desbancarização, instituições como as corretoras de valores passaram a ocupar esse espaço com muito mais qualidade.

As pessoas perceberam que, investindo por meio de bancos, elas acabam sendo mais úteis para os interesses dos gerentes e dos próprios bancos do que delas mesmas.

Com as corretoras, a necessidade de ganhar mercado faz com que a busca por resultados seja mais focada no consumidor, o que gera melhores resultados para ele.

No geral, tanto a plataforma de investimentos quanto as demais ferramentas aqui apresentadas são soluções que as corretoras oferecem para seus clientes.

Então, a simples abertura de conta em uma instituição dessa natureza já seja um importante primeiro passo para quem procura facilidade na hora de se inserir no mercado de renda variável.

Enfim, essas são as principais ferramentas que podem ser úteis na busca por resultados na Bolsa de Valores. Saiba mais sobre opções de renda variável entendendo a fundo como funciona uma plataformas de investimentos.

Por Agência Experta media.

Sobre o Autor

Forbiddeen