Vida Sustentável

Engenheiros criam mapa ambiental colaborativo de São José dos Campos

Escrito por Forbiddeen

O sistema é um verdadeiro prestador de serviço ambiental útil para a população local.

Imagine que a sua cidade tenha um mapa que centraliza todas as informações sobre o meio ambiente. Foi com o intuito de facilitar o acesso a este tipo de informação, colaborando com a conscientização ambiental, que os engenheiros Eric Sousa e Alan Yu, desenvolveram o mapa ambiental de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Endereço dos parques, árvores frutíferas e áreas protegidas (como áreas de preservação ambiental e de preservação permanente) são algumas das informações reunidas no sistema. O morador ainda tem acesso aos pontos de interesse em relação ao saneamento, como centro de reciclagem e PEV’s (pontos de entrega voluntária).

A prestação de serviço do mapa também abrange a hidrografia local ao apontar onde estão as nascentes, córregos, córregos canalizados, rios e cachoeira. É um verdadeiro prestador de serviço ambiental útil para a população local.

Em entrevista concedida ao site Meio Info, Sousa explicou que entrou em contato com órgãos públicos para levantar dados mapeados ou catalogados e assim descobriu que já havia muito conteúdo de interesse público, mas não estavam à disposição da população. Seu trabalho então foi colocar estas informações de forma acessível, aproveitando sua experiência prévia na elaboração de um mapa cicloviário.

O mapa ambiental – avisa a dupla -, pode conter dados desatualizados. Isso acontece porque, além de fatores comuns como a mudança de um ponto de entrega de recicláveis por exemplo, o sistema é abastecido com a ajuda de colaboradores voluntários. Aliás, qualquer morador que tenha informações para corrigir ou acrescentar pode contribuir. Confira aqui o mapa ambiental.

Marcia Sousa – Fonte: CicloVivo

Sobre o Autor

Forbiddeen