Negócios

Empresários criam “Uber” de cuidadores home care

Desde o surgimento do Uber, muitas empresas estão revolucionando seu setor e conectando profissionais e prestadores de serviços a quem precisa deles por meio de aplicativo de celular.

No caso dos empresários Luan Onofre e Éder Barbosa, a startup é focada em simplificar a busca por cuidados home care, longe das agências e das porcentagens que encarecem o serviço. “Acreditamos que se alinharmos o avanço tecnológico, sem perder o jeito humano de tratar o próximo, podemos criar uma ferramenta que irá melhorar a vida de muitas pessoas, pois temos em mente que quem cuida do próximo bem, cuida de si próprio da mesmo forma. Valorizar a vida e valorizar ao próximo são fundamentos principais em nossa empresa”, declara Éder.

Chamada Seu Cuidador, a plataforma entra em funcionamento este mês e consiste em um site, onde cuidadores possam se cadastrar, colocar suas qualificações, recomendações e oferecer seus serviços. “Pensamos em uma plataforma simples onde o usuário que necessite procurar um cuidador irá fazer sua busca através da geolocalização, e de acordo com sua busca e preferências, terá cuidadores cadastrados disponíveis. Depois, o usuário irá contatá-los, através do telefone direto ou através de e-mail, marcar uma entrevista e se for do agrado da família contratá-lo e negociar direto com ele”,detalha.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Éder Barbosa, cofundador e CEO da Seu Cuidador:

Quem são os membros da equipe?

Hoje somos em dois sócios: Luan Onofre cofundador e hoje responsável pela área comercial e eu, cofundador atuando como CEO, Vanessa Gondim que cuida do nosso marketing e Leidiane Alencar, que cuida do relacionamento.

Como tiveram a Idéia?

Tivemos a ideia observando a dificuldade que os cuidadores tinham para arrumar algum plantão, porém esse mercado só se trabalha de duas formas, com indicação de família e dos próprios cuidadores ou através de uma agência de home care, onde ficam com % abusivas em cima dos profissionais.

Como validou a ideia do negócio?

Iniciamos nossas atividades em maio de 2016 com uma MVP ( Mínimo Produto Viável) que inicialmente era pago, porém ao vermos que a aceitação da idéia estava bastante grande, porém os pagamentos eram poucos, decidimos criar uma plataforma mais moderna e gratuita. Iremos lançá-la até o dia 15 de dezembro e já estamos com uma base de cuidadores de aproximadamente 400 profissionais.

Plataforma será gratuita e conectará cuidadores e pessoas que precisam de cuidados. (Reprodução)
Plataforma será gratuita e conectará cuidadores e pessoas que precisam de cuidados. (Reprodução)

Qual foi o investimento inicial?

Investimos inicialmente o valor de R$ 5 mil, para a contratação de um programador, hoje com nossa nova plataforma estamos com uma valor de investimento maior que R$ 10 mil.

O que faziam antes do empreendimento?

Eu trabalhava com marketing digital, para um grupo Educacional, e o Luan trabalhava na área de transporte, Vanessa ainda trabalha como bancária e a Leidiane trabalha como enfermeira do hospital Albert Einsten.

Qual é seu diferencial?

Nosso diferencial é conectar o profissional com a família, sem a necessidade de uma agência de home care. Além de estarmos criando uma ferramenta simples, porém inovadora no mercado, estamos de uma certa forma fazendo a inclusão digital desse nicho.

Quais são os planos para o futuro?

Recentemente saiu uma reportagem, no jornal O Globo, que cuidador será uma das profissões do futuro. O que esperamos é poder ajudar ainda mais esse nicho com nossa tecnologia, além de realmente poder mudar a cultura do cuidado no Brasil, e quem sabe nos tornar uma referência de profissionais da saúde em um único lugar.

Quais tipos de profissionais podem se cadastrar?

Todo profissional da área da saúde que exerce o serviço de cuidador, desde auxiliares e técnicos de enfermagem, até enfermeiros.

Como garantir um bom atendimento pelo profissional?

Nossa plataforma será uma ferramenta de conexão, entre o profissional e a família, nosso sistema irá facilitar na busca desses profissionais, como todo nicho de mercado a garantia de um bom profissional e de um bom atendimento na maioria das vezes, virá por parte do próprio profissional, porém nossa ferramenta irá ter sistemas de avaliações e de comunicação direto com as famílias, onde elas poderão abrir qualquer tipo de reclamação, sugestão ou elogio. Além disso, iremos fazer uma triagem dos cuidadores menos avaliados, notificá-los sobre qualquer avaliação negativa, com o intuito de verificar o ocorrido e até mesmo auxiliá-lo em melhorar sua avaliação e o seu atendimento. Iremos notificá-los e auxiliá-lo duas vezes, se o problema persistir na terceira vez iremos suspender seu cadastro.

Vocês vão intermediar o pagamento? Como vai funcionar?

Não, qualquer tipo de pagamento será diretamente negociado entre o cuidador e a família, justamente esse é o bacana do nosso sistema, deixar o cuidador e a própria família livres para negociar entre si os serviços, isentando ambos de qualquer tipo de porcentagem que geralmente fica retido com as agências de home care, ou até mesmo alguns sites, que detém uma certa porcentagem em cima dos serviços prestados.

Qual sua dica aos empreendedores que estão iniciando carreira?

Bom eu me considero um empreendedor que também está iniciando a carreira, aliás todos nós, só que com uma idéia já construída e em execução, o que eu posso dar de dica para quem quer empreender, pode parecer clichê, mas é a verdade, você tem que ter muito foco e trabalhar muito para que as coisas aconteçam, você realmente só vai ver as coisas acontecendo quando você parar de falar, e começar a executar. Além, de que você tem que estar realmente disposto a abrir mão de muitas coisas para que o seu projeto e o seu sonho se realize, e outra dica que eu dou é usar suas horas vagas para aprender, para pesquisar , adquirir conhecimento para si mesmo e para o seu negócio.

Share Button