O nervo ciático é bastante conhecido por todos, especialmente aqueles mais velhos que já sofrem com a dor ciática. Esse é o nervo mais longo de todo o corpo e vai desde o dedão do pé até a região da lombar nas costas.
Existem inúmeros fatores que podem contribuir para o aparecimento dessa dor, contudo, ela em si não deve ser pensada como uma doença. Normalmente acontecendo por uma inflamação, existem várias medidas para evitá-la.
Curioso para aprender mais sobre essa condição, como preveni-la e como tratá-la? Basta continuar lendo esse texto, iremos abordar todos esses pontos!
Afinal de contas, o que é a dor ciática?
Essa condição normalmente não acontece espontaneamente, ela está intimamente ligada a inúmeros outros fatores e doenças. Muitos desses fatores estão ligado a coluna vertebral, de onde o nervo sai para ramificar os membros inferiores.
Uma dor ou inflamação nesse nervo deve sempre ser levada a sério, afinal de contas, esse é o principal nervo motor das pernas. Ele é responsável pela movimentação do quadril, joelho e tornozelo, além de alguns outros músculos específicos.
Outro mito é que a dor no nervo ciático está sempre ligada a questão ortopédicas, contudo, isso não é verdade. Existem distúrbios metabólicos como a diabetes que também podem resultar nesse tipo de inflamação.
Como identificar se é mesmo dor no ciático
Quando se está com alguma situação que cause danos a esse nervo, a mesma pode se apresentar como uma dor intensa no fim das costas, glúteo ou pernas. Normalmente, esses sintomas também vêm acompanhado de dificuldade de manter-se ereto.
Outros sintomas que podem ser notados são:
- Formigamento nas pernas ou colina;
- Sensação de choque na coluna;
- Fraqueza nas pernas;
- Ficar muito tempo parado pode ser doloroso;
- Dificuldade de caminhar.
Se você tem algum desses ou uma combinação deles, não deixe de consultar-se com um médico para que a situação possa ser explorada. Normalmente o diagnóstico é feito por um ortopedista ou fisioterapeuta.
Normalmente a dor vai embora assim que a causa é tratada efetivamente.
Mas quais são as causas dessa condição dolorosa? Vamos ver agora:
As causas da dor no nervo ciático
Normalmente a dores causada nesse nervo são provenientes de lesões ou da compressão direta das estruturas. Existem diversas situações que podem levar ao aparecimento da dor ciática, tais como:
- Traumas como quedas; contusões e outros fatores mecânicos;
- Má postura por longos períodos;
- Movimentos repetitivos;
- Exercícios físicos realizados de forma inapropriada;
- Hérnia de disco;
- Cânceres e tumores;
- Diabetes;
- Mononucleose;
- Doenças hereditárias; dentre outras.
Já dá para notar que dores relacionadas ao nervo ciático podem ter sua origem em diversas causas. Sendo assim, é muito importante consultar-se com um profissional apropriado.
Mas, caso as dores já estejam acontecendo, você pode tomar algumas medidas para torná-la mais suportável. É o que falaremos a seguir.
Possíveis tratamentos
O tratamento da dor ciática tem várias abordagens, desde as que tratam diretamente a condição dolorosa ou as que tratam a sua causa. Pode ser feito com:
Uso de medicamentos
O tratamento a base de medicamentos pode ser com anti-inflamatórios mais simples como são os não esteroidais (ibuprofeno, dipirona, etc.). A depender da intensidade da dor, medicamentos mais fortes podem ser utilizados, contudo, somente com prescrição médica.
Massagear a área
A massagem ajuda a melhorar a circulação na área inflamada, logo, toxinas e excesso de líquidos são removidos da área, aliviando a compressão do nervo.
Praticar exercícios
A prática de exercícios é uma ótima aliada nesses casos, pois uma das características desse tipo de dor é que ela piora ao passar longos períodos em uma mesma posição.
Normalmente não se tarda a notar a diferença na dor depois do começo da prática de exercícios; ou mesmo com a fisioterapia.
Não somente, é a forma mais efetiva de prevenir o desenvolvimento dessa dor já que fortalecem os músculos das costas e abdômen. Isso resulta em um corpo mais estável, assim como suas vértebras.