PET

Como passear com um cão sem deixá-lo nervoso

Escrito por Escobar Dog

Se o cão ainda for um filhote, será mais fácil moldá-lo para que ele tenha um comportamento adequado na hora de passear. Em qualquer caso, há premissas básicas, como a socialização correta desde que sejam jovens, não puxarem a coleira e evitar o excesso de estímulo quando ele percebe que é hora de sair. Isso é o básico que você precisa saber para passear com um cão sem deixá-lo nervoso.

A hora de caminhar é um dos momentos mais esperados e apreciados pelos nossos melhores amigos.  Portanto, muitos cães podem se mostrar hiperativos durante a caminhada ou ao perceberem que é hora de caminhar. Em seguida, veremos alguns conselhos sobre como dar um passeio com um cão sem deixá-lo nervoso. Dessa forma, vocês poderão aproveitar o exercício de forma saudável.

A importância de ensinar seu cão a andar corretamente

Embora nossos animais de estimação tenham a capacidade de andar e correr, todos os cães devem aprender a andar corretamente. Um cão que puxa muito da coleira, por exemplo, muitas vezes se machuca e ao dono também. Aqueles que ficam nervosos ou têm o hábito de caçar pequenos animais podem causar inúmeros acidentes.

O ideal é começar a ensinar seu melhor amigo a andar enquanto ele ainda é um filhote. Nos primeiros meses de vida, os filhotes formam os pilares de seu comportamento e têm um caráter mais flexível. Esse é o momento chave para a educação e socialização de todos os cães.

É importante lembrar que os filhotes estão em pleno desenvolvimento e seu sistema imunológico ainda é fraco. Portanto, as primeiras saídas de casa só devem começar após o primeiro ciclo de vacinação e desparasitação.

No entanto, a educação de um cão deve começar no exato momento em que ele chega em sua nova casa. Não seremos capazes de orientá-lo ou ensinar-lhe as ordens básicas de obediência, mas podemos ensinar-lhe as regras do lar. Também é aconselhável aplicar exercícios de estimulação precoce para desenvolvermos suas habilidades físicas, cognitivas e emocionais.

Conselhos para passear com um cão sem deixá-lo nervoso

Antes de sair para se exercitar com o seu cão, você deve ter o equipamento certo para levá-lo para passear. Existem diferentes tipos de coleira e arnês. Por isso, é importante que você descubra quais são os mais adequados para o seu peludinho.

O ideal é usar um arnês para ensinar um filhote, assim você evita machucar o pescoço ou interferir na sua respiração.

Não excite demais o seu cão antes de sair

A primeira coisa que você deve fazer para evitar que ao dar um passeio o cachorro esteja nervoso é não estimulá-lo excessivamente. Os cães são muito inteligentes e podem associar hábitos, palavras ou sons nossos ao momento de caminhar. Por exemplo, muitos associam quando dizemos “vamos” ou quando seus donos trocam de roupa antes da hora de sair ao passeio.

Muitos donos acham engraçadas as atitudes hiperativas de seus cães quando percebem que está chegando a hora de caminhar. No entanto, rindo, aplaudindo ou recompensando essas atitudes, estaremos reforçando um comportamento negativo. Além disso, contribuímos para manter o cão superexcitado antes de dar um passeio.

Para chamar seu cão para andar sem exagerar, atue com calma e simplesmente mencione o nome dele. Quando ele vier ao seu encontro, diga-lhe para se sentar e coloque a coleira nele com calma. Lembre-se que quanto mais barulho você fizer, maior a probabilidade de deixar seu cão nervoso.

Controle sua própria maneira de andar

O tempo para passear com o seu cão deve ser dedicado exclusivamente a essa atividade. Se você se comportar de maneira apressada, estressada ou nervosa, seu cão perceberá e provavelmente adotará o mesmo humor durante a caminhada.

Se você não quer que seu cão corra ou puxe a coleira, você não deve fazer isso também. Portanto, evite empurrar para forçá-lo a se mover, impedir que ele cumprimente outro cão ou cheire uma árvore, por exemplo. É essencial ter paciência, deixar o seu cão conhecer o ambiente e fazer as suas necessidades no tempo dele.

Durante a caminhada  é importante que você ande com calma, segurança e relaxamento. Desse modo, você não vai transmitir pressa ou nervosismo ao seu cão. Sentindo sua segurança, seu cão também se sentirá encorajado a andar com calma.

Nunca use uma coleira de estrangulamento

A coleira de estrangulamento não é um método ou um objeto útil para ensinar seu cão a andar corretamente. O único resultado ao usá-lo é machucar o seu melhor amigo e colocar o bem-estar dele em risco.

Recompense os comportamentos positivos do seu animal de estimação

Aprender a andar faz parte da educação do seu animal de estimação e, portanto, é importante recompensar seu esforço e seu progresso. Usando reforço positivo, você pode continuar a estimular as habilidades do seu cão e melhorar suas habilidades cognitivas.

Socialize seu melhor amigo

Cães que não foram socializados tendem a ficar muito chateados quando veem um cachorro, um gato ou outros animais. Para passear com um cão sem deixá-lo nervoso, também é essencial socializar o filhote do cachorro. O processo de socialização ensinará seu animal a interagir positivamente com outros cães, gatos e a compartilhar seu território.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog