Tecnologia

Circuito Maker ‘transforma’ Arduino e promove a tecnologia em Escolas e Universidades

A plataforma de prototipagem eletrônica Arduino já é bem reconhecida por nossos leitores. A quantidade de projetos e empresas focadas nesse ramo é imensamente importante, uma vez que, a plataforma abre espaço para o desenvolvimento de conceitos que mudam a tecnologia dia após dia.

Procurando o lado criativo de todos, o Circuito Maker desenvolve projetos que facilitam a construção da tecnologia rotineira – seja com uma fonte de bancada, o clássico jogo da cobrinha ou até mesmo um “Abajur” – e compartilha suas criações na internet. A startup também trabalha com cursos e oficinas em escolas e Universidades.

“Acreditamos que todas as pessoas são criativas e possuem um “lado maker”, ou seja, um jeito todo especial de aprender e realizar seus projetos.”
Fonte de bancada desenvolvida pela Circuito Maker. (Foto/Reprodução: Circuito Maker)

No site do Circuito Maker são disponibilizados diversos tutoriais e informações detalhas para o desenvolvimento de projetos. A fonte de bancada acima foi projetada, desenvolvida e divulgada pela startup. No mercado, uma fonte de bancada tem preços que podem variar de R$ 200 a até R$ 1000.

Outros tutoriais de projetos como o “Retro Tetris com Arduino” e o “Genius com Arduino” são disponibilizados para acesso gratuito.

Arduino
O famoso jogo da “Cobrinha” desenvolvido pela Circuito Maker. (Foto/Reprodução: Circuito Maker)

Circuito Maker assume papel importante na educação

Com o propósito de levar tecnologia educacional para as escolas, a startup oferece consultoria para a implementação de Laboratórios Makers e capacitação de professores.

“Nossos cursos e oficinas seguem um método 100% learn by doing com kits próprios e acessíveis que complementam à oferta de atividades extracurriculares nas instituições.

A co-participação de alunos, professores e a Circuito Maker têm resultado em projetos personalizados desenvolvidos com muita tecnologia, design e conteúdo singular.”

A importância de mulheres na programação de Arduino

O site do projeto tem uma área dedicada para “garotas que programam“. Não foi especificado se os projetos incluídos ali são necessariamente desenvolvidos por ou para mulheres, no entanto, a iniciativa mostra que a companhia tem e se preocupa com o espaço para todos os gêneros.

Agora você já sabe o que é o Circuito Maker. Conheça mais sobre o projeto acessando o site oficial.

Nós sabemos o quanto a educação é importante para o desenvolvimento do saber, da tecnologia, do senso crítico, da razão, moral e ética, e da cidadania. A promoção da educação por meio da tecnologia, é uma dádiva que merece ser reconhecida e privilegiada. Portanto, o TecStudio está de olho em projetos que ajudem no desenvolvimento social por meio da tecnologia.

Você tem um projeto inovador? Conta pra gente!