Negócios Sem categoria

Como fazer controle financeiro inteligente

Parte essencial de uma vida financeira saudável é a forma como você realiza o controle do seu dinheiro. Quanto mais organizado, mais fácil fica e menos problemas você tem. Se você sabe realmente o quanto está saindo e o quanto está entrando, você tem nas suas mãos a chave para uma vida financeira mais feliz, pois, essa é, basicamente, a conta essencial que você precisa ter em mente.

 

Hoje em dia, a evolução da tecnologia e a crescente digitalização, há uma ferramenta digital para praticamente tudo, e no segmento das finanças pessoais não faltam aplicativos para te ajudar, mas é essencial realizar o seu controle financeiro de forma inteligente e tirar o melhor proveito de cada um desses aplicativos.

 

Mesmo que muitos deles façam as contas para você de forma automática, há alguns controles que você precisa entender para tirar o melhor proveito dessa automatização, para isso separamos alguns pontos importantes para você ficar atento quando estiver fazendo o seu controle financeiro.

5 pontos importantes para um controle financeiro inteligente

1.Crie o hábito de analisar semanalmente o seus hábitos financeiros

Se você tiver um monte de aplicativos oferecendo centenas de dados para você, mas não parar e analisá-los, de nada adianta. Por isso, tenha o compromisso de ter um dia fixo na semana para sentar e analisar os dados. Se você conseguir exportar os dados em planilha de excel, faça isso. Você tem que ter em mente quais são os seus gastos e se vale a pena continuar gastando dinheiro com eles, onde você está perdendo dinheiro e onde você está ganhando dinheiro.

 

Dessa forma, você sabe de forma analítica o que realmente está acontecendo com a sua vida financeira e pode mudar algumas estratégias, ampliando ou reduzindo alguns investimentos. Dados sem análise não servem para nada, pense nisso!

 

2.Entenda de verdade as nomenclaturas e os seus significados

Infelizmente, no Brasil, a educação financeira não é uma prioridade na vida escolar, por isso não somos educados para entender como o mercado financeiro funciona, com as suas nomenclaturas e os seus significados.

 

Muitas vezes, abrimos uma conta sem nem mesmo entender o que significa cheque especial. Por isso, antes de tudo, busque por um bom guia financeiro e leia sobre o assunto, comece do básico.

 

Quanto mais você entender, maiores são as suas chances de melhor realizar os seus investimentos, pois, você estará entendendo da lógica do mercado e poderá tomar decisões mais inteligentes.

3.Tenha um controle físico de datas importantes

Mesmo que você tenha tudo no seu celular, é importante também manter um controle físico de datas importantes, como vencimentos de contas e dias de pagamentos. Com isso, você garante que não vai perder nenhum compromisso financeiro e nenhuma data que possa prejudicar de alguma forma a sua vida financeira.

 

Crie também no seu celular, um calendário anual já com as datas mais importantes, e faça uma impressão dele. Se você já sabe todos os gastos cotidianos que tem, um ano a frente, você já consegue se organizar e planejar os seus objetivos para ele. Quando o assunto é dinheiro, organização nunca é demais!

4.Antes de tudo crie uma reserva de dinheiro

Se você está começando agora o seu controle financeiro, você terá que primeiro colocar a casa em ordem, caso esteja com alguma dívida e gastando mais do que ganha, e segundo criar uma reserva financeira.

 

Mesmo que no mundo dos investimentos, a poupança seja a menos vantajosa, se você não tiver dinheiro guardado, você nunca poderá realizar outros investimentos, por isso, depois de deixar a sua conta bem azul, priorize criar uma reserva.

 

Estudiosos na área afirmam que para termos uma vida financeira saudável precisamos de no mínimo 6 meses dos nossos gastos mensais de reserva. Se você não sabe por onde começar, esse já é um excelente objetivo.

 

Ter uma reserva financeira para te ajudar quando os imprevistos da vida acontece é fundamental para um controle financeiro inteligente.

5.Aprenda a pensar de forma inteligente quando o assunto é dinheiro

Sabe aquelas pessoas que muitas vezes nem ganham muito, mas que impressionam pela vida que levam sem contraírem dívidas. O pensamento que fica é como será que elas fazem?  Bem, elas provavelmente pensam em dinheiro de forma inteligente.

 

A primeira coisa que você tem que fazer para começar a pensar assim, é tirar todo o seu sentimento em relação a ele, o dinheiro não é garantia de felicidade, mas de conforto. Por isso, não compre coisas achando que elas vão te fazer feliz, felicidade não tem preço. Você pode sim comprar experiências que vão te fazer feliz.

 

Para isso, comece a pensar cada centavo que você gasta como um investimento. Do cafezinho a casa própria. Cada uma das suas compras valem realmente o custo/benefício. Você está usando o seu dinheiro para progredir, para viver a melhor versão da sua vida?

 

Pensando dessa maneira, você começa a ver o dinheiro como ele é, uma moeda de troca. Você trabalha para ganhá-lo e troca-o por recursos. Por isso, cada um desses recursos tem que valer a pena.

 

Outra coisa, muitas pessoas conseguem fazer mais do seu dinheiro, pois, estão sempre de olho nas oportunidades. Quando você sabe o que você quer, parece que as oportunidades saltam aos olhos.

 

Por exemplo, se você já sabe que quer viajar todo o ano, porque esperar para se planejar em cima da hora, se você começar a pagar desde o começo do ano e comprar moedas, se for viagem internacional, esse investimento fica diluído e muito mais fácil de ser pago.

 

Essa é a diferença entre você e o seu colega de trabalho que parece estar sempre fazendo mais com o mesmo salário!

 

O controle financeiro inteligente começa na cabeça, por isso pare hoje e pense em como está usando o dinheiro em sua vida.

Sobre o Autor

Forbiddeen