PET

Características do Komondor: conheça esse cão pastor

Escrito por Escobar Dog

Precisamente graças a seu pelo exuberante, esse cão pastor pode se proteger de mordidas de lobos enquanto cuida do gado. Hoje falaremos sobre as características do komondor!

Você gosta de cães com dreads? Do tipo que parece impossível de ser penteado e é conhecido coloquialmente como o “rastafari” dos cães.

Tudo sobre o komondor

Origem e história

O komondor, como dissemos, se caracteriza por sua pelagem peculiar. Muitas vezes, ele é confundido com o cão de água, mas são duas espécies diferentes. Ele é um cão pastor e guardião. Sua pelagem pode ser usada como disfarce para que predadores o ataquem, pensando que ele é uma ovelha.

Há várias teorias sobre sua origem. Por um lado, acreditam que ele chegou à Hungria no ano de 896, quando as tribos do príncipe Arpad se instalaram na estepe húngara.

Por outro lado, dizem que foram os mongóis que levaram o komondor em sua invasão do país no século 13. Qual será a verdadeira teoria? Não se sabe até hoje qual a versão correta, mas o que se sabe com certeza é que ele desempenha muito bem seu trabalho de guardião e pastor.

Características do komondor

É um cão grande de aparência robusta. Suas patas são retas, curtas e muito grossas. As patas traseiras são mais grossas que a dianteira, o que favorece que ele se ponha de pé facilmente para atacar um intruso que chegue em seu lar.

A altura das fêmeas chega a 65 centímetros, enquanto que nos machos chega a 90 centímetros. Incrível, não é? Seu peso varia entre 40 e 80 quilos. Mais do que um dogue alemão!

Seu pelo em forma de dreads é sempre branco, longo e muito grosso. Alguns o chamam de “cão esfregão”. Mesmo que alguns cães da raça tenham tom bege ou areia, não se confunda, é só uma cor que adquirem com o tempo. Sua cor de pelagem original e a única admitida é branca.

Aparentemente, a pelagem do komondor ajuda a evitar que os lobos que querem pegar as ovelhas o machuquem. Afinal, não conseguem mordê-lo através do seu emaranhado de pelos grossos.

Filhotes de Komondor

Cabe-se destacar que o pelo vai crescendo conforme o cão cresce, pois os filhotes têm pouco. 

Caráter e temperamento do komondor

Como quase todos os cães pastores, o komondor é calmo e muito paciente. No entanto, caso perceba uma situação de perigo, esse cão se transforma em um grande defensor. Ele não se importará em dar sua vida por sua família ou seu rebanho.

Devido à forma de seu corpo, ele pode se defender de qualquer predador que tente atacar, incluindo lobos e ursos. Ele é muito gentil e paciente com crianças e afetuoso com sua família.

No entanto, é conhecido por ser desconfiado com estranhos no início. Se o estranho lhe demonstrar ter boas intenções, logo será aceito.

Cuidados e saúde

Não possui doenças comuns da raça, só as que podem afetar cães de tamanho grande, como a displasia do quadril e a torção gástrica.

No entanto, sua pelagem precisa de certos cuidados. Precisa ser acompanhada com atenção, pois é um ótimo lugar para carrapatos e outros parasitas. Seus olhos e ouvidos precisam de uma higiene diária. É recomendável levá-lo a um cabeleireiro pelo menos uma vez ao mês para higiene e escovação profissionais.

O que você achou de conhecer as características do komondor? Adotaria um como animal de estimação?


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog