Tecnologia

Aplicativo ‘VivaVideo’ contém vírus de acesso remoto que pode ter contaminado 100 milhões de usuários, afirma empresa de segurança

Smartphones

O popular aplicativo “VivaVideo”, disponível na loja do Android, pode ter infectado cerca de 100 milhões de aparelhos, segundo uma companhia de segurança.

O estudo da “VPNpro” afirma que o aplicativo tem um Trojan e está monitorando usuários, além de solicitar permissões que não são necessárias para a aplicação.

No Android 10, aplicativos podem ter mais liberdade nas permissões que devem solicitar aos usuários. Desta forma, o aplicativo “VivaVideo” está monitorando usuários de forma remota, podendo acessar dados, informações, memória e até mesmo o que está sendo visualizado em tempo real, durante o uso do aparelho.

VivaVideo  Aplicativo ‘VivaVideo’ contém vírus de acesso remoto que pode ter contaminado 100 milhões de usuários, afirma empresa de segurança 750xNxplaystore vivavideo
Imagem: Reprodução Google Play – OficinaDaNet

Não ficou claro se isso é proposital o use a empresa mantenedora do aplicativo sofreu com algum ataque que introduziu o vírus em seu código.

De toda forma, é indispensável a instalação do aplicativo até que a companhia tome providências sobre o vírus.