A dica que mostraremos a seguir é de um dos profissionais mais respeitados da medicina preventiva no Brasil, o médico Dr. Wilson Rondó. De acordo com o mesmo, é possível tratar um resfriado apenas colocando algumas gotas de água oxigenada 10 volumes em cada um dos ouvidos.
A informação foi dada através de um artigo em uma revista de saúde natural.
A teoria parece bastante consistente e, após pesquisas sobre o assunto, descobriu-se que no fim dos anos 1920, surgiu uma tese bem interessante.
Em 1928, o Dr. Richard Simmons apresentava ao mundo uma hipótese em que acreditava que os vírus da gripe e do resfriado invadem nosso corpo pelo canal auditivo, ou seja, pelos ouvidos.
Este é um pensamento que ainda se choca com o que é afirmado por cientistas, que acreditam que estes vírus também entrem pelos olhos, nariz e boca.
De acordo com a teoria do Dr. Simmons, para evitar a infecção, o mais importante é manter as mãos longe dos ouvidos.
Na década posterior, devido a esta teoria, muitos médicos conseguiram tratar rapidamente pessoas com resfriados e gripes, basicamente lavando o canal auditivo com água oxigenada, pois o vírus antes de se espalhar no organismo se aloja ali.
O primeiro passo para realizar este tratamento é usar uma boa marca de água oxigenada 10 volumes (lembre-se de que não é aquela usada para uso cosmético, como clarear cabelos).
Segundo o Dr. Rondó, a chave do sucesso é iniciar o tratamento precocemente, ou seja, assim que surgem os primeiros sintomas da gripe/resfriado.
Para aplicar, basta deitar-se de lado e pingar duas ou três gotas de água oxigenada em seu ouvido. Neste caso, é recomendado usar um conta gotas.
É possível que faça um barulho, como se estivesse dissolvendo um comprimido efervescente. Isto é a água oxigenada eliminando os causadores do problema.
Após cinco minutos, repita o procedimento no outro ouvido. O tratamento pode ser feito até cinco vezes ao dia.
Após perceber que não há possibilidade de gripe ou resfriado, suspenda o tratamento. Lembre-se de conversar antes com seu médico caso você apresente qualquer problema nos tímpanos.
O Dr. Rondó não cita informações sobre o uso desse procedimento em crianças. Portanto, o mais indicado é não submetê-las ao procedimento.
Atenção: as informações contidas neste post não substituem uma consulta com um médico. Caso você tenha interesse em fazer o tratamento descrito, consulte antes seu médico.