O app oficial do ChatGPT chegou…mais ou menos. A OpenAI anunciou o lançamento de um aplicativo oficial para a sua ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa para o iOS, o sistema operacional do iPhone. Mas há ressalvas: por enquanto, a novidade só está disponível nos EUA.
O acesso ao ChatGPT já era comum a qualquer usuário de smartphone, e essa premissa não mudou: a ferramenta está disponível por qualquer navegador, bastando apenas que você crie uma conta para o teste gratuito. Entretanto, como quase tudo o que se faz na internet hoje em dia, um app específico para essa finalidade era inevitável – e agora ele “meio que” está aqui.
No que tange aos diferenciais, a imprensa americana afirma que a experiência de uso do ChatGPT é quase a mesma no navegador ou no app. A coisa muda na oferta de alguns recursos, com o app dedicado oferecendo suporte a inserção de prompts por voz (por meio da função Whisper, também da OpenAI) e, para usuários que pagam o ChatGPT Plus, é possível alterar o modelo de linguagem padrão, alternando entre o GPT-3.5 e o GPT-4.
A OpenAI aproveitou a ocasião para fazer algumas promessas sobre o assunto:
- usuários do iOS de outros países receberão o app “nas próximas semanas”
- apesar do iOS e o iPadOS serem virtualmente iguais, o app do ChatGPT só serve para os iPhones e não contempla os iPads
- usuários do Android também vão receber o app dedicado no sistema do Google, mas ainda não se sabe quando
Com isso, mais a parceria que levou a ferramenta a ser integrada ao Bing, buscador da Microsoft, o ChatGPT amplia ainda mais a sua abrangência no mercado da inteligência artificial. Por um lado, mais pessoas poderão brincar com a ferramenta, mas por outro, a OpenAI se afasta mais de seu credo inicial de fornecer tecnologia aberta – para desespero de um certo bilionário…
Créditos: TecMasters