Tecnologia

Notebook com realidade aumentada permite trabalhar com telas infinitas

Quando a gente imagina que alguns dispositivos não têm mais muito como evoluir senão em questões de hardware, poder computacional ou algumas novas funções, eis que surge algo totalmente inédito no mercado: o primeiro notebook com realidade aumentada.

Imagem: divulgação / Sightful

Se a mobilidade é uma das principais características dos portáteis, uma desvantagem de trabalhar em um notebook é o fato da tela única – por maior que ela seja. A opção de conectar outros monitores existe, mas não é a mesma coisa – nem tão portátil mais.

Pensando nisso, o Spacetop é uma solução totalmente inovadora e que chama atenção. No lugar de uma tela, o notebook traz um teclado combinado com um óculos de realidade aumentada; assim, o usuário tem a liberdade de configurar quantas telas julgar necessário no seu notebook sem perder a mobilidade.

Um notebook com realidade aumentada

Não pense no Spacetop como um notebook gamer, (ainda) não é! Ainda assim, dá pra fazer muita coisa nele. Com menos de 1,5 kg, o teclado inclui duas portas USB-C de 10 Gbps, suporte para carregamento rápido de 65 W e DisplayPort 1.4 para, claro, conectar uma tela externa física. O modelo tem ainda entrada de 3,5mm para fone de ouvido e conexões Bluetooth, 5G e Wi-Fi 6.

Os óculos de realidade aumentada que acompanham o notebook têm telas com resolução de 1080p em cada olho e permite criar quantas delas o usuário desejar.

Spacetop - notebook com realidade aumentada

Imagem: divulgação / Sightful

O protótipo apresentado do Spacetop roda um sistema operacional construído sobre medida – uma espécie de Chromebook. Assim, não é de se esperar que qualquer muito do PC. Por outro lado, qualquer aplicação da web deve rodar bem na máquina, o que torna um ótimo computador para trabalhar e se divertir.

A novidade está ainda em desenvolvimento pela Sightful em parceria com as fabricantes de óculos AR NReal e Wistron. Por enquanto, o Spacetop está disponível somente para compra por meio do programa para convidados por um preço de US$ 2.000. Será que a moda pega?!

Spacetop - notebook com realidade aumentada

Imagem: divulgação / Sightful


Créditos: TecMasters