Negócios

Empresário francês lança táxi exclusivo para mulheres em São Paulo, confira entrevista

Prestar um serviço exclusivo para as mulheres e guiado por mulheres. É com essa proposta que acaba de ser lançado o FemiTaxi, aplicativo com uma frota composta apenas por motoristas do sexo feminino, e que nasce com intuito de ser uma alternativa para as usuárias de táxi na capital paulista.

De acordo com Charles-Henry Calfat Salem, idealizador e CEO do FemiTaxi, a ideia de criar o app surgiu para atender a demanda da maioria das passageiras que preferem ser conduzidas por profissionais mulheres. “Queremos proporcionar à clientela uma maior cumplicidade com o serviço, dando a possibilidade de as usuárias se sentirem à vontade, por exemplo, para se maquiar e até mesmo conversar com a motorista sobre temas ligados ao universo feminino”, afirma.

Contando com 100 profissionais cadastradas e apoio do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo (Simtetaxis-SP), o app disponibiliza em seu início de operação mil cupons promocionais no valor de R$ 15 para que as mulheres conheçam os diferenciais do novo serviço. Para usar o desconto, é preciso digitar no aplicativo o código YNKG7 no momento de solicitação do veículo. Cada usuária pode utilizar o voucher apenas uma vez.

Segundo Charles-Henry, a iniciativa também visa dar mais visibilidade às taxistas que trabalham nas ruas de São Paulo. Dados da Prefeitura mostram que atualmente mais de 8100 mulheres exercem a profissão na capital. A projeção do executivo é de que mais de 300 motoristas se cadastrem no app até o final do ano. “Para incentivar a adesão das profissionais, estamos oferecendo taxas mais competitivas em relação à concorrência e também não haverá cobrança de mensalidade. Vale ressaltar ainda que o app não irá trabalhar com motoristas particulares, priorizando o serviço das taxistas”, informa.

Ainda de acordo com o CEO do FemiTaxi, após a consolidação em São Paulo, a expectativa é de que a operação do aplicativo seja estendida para capitais com grande frota de taxistas do sexo feminino como, por exemplo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no 1º trimestre de 2017.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Charles-Henry, fundador do FemiTaxi:

Por que decidiu empreender no Brasil?

Meu pai é brasileiro, mas sempre morei com minha mãe na França. Eu fazia faculdade de Direito, mas não me identificava com o curso e o país estava em crise. Em 2011, meu pai me disse que o Brasil passava por uma boa fase, então decidi me mudar. Trabalhei em uma imobiliária, depois em um fundo de investimento e depois abri minha própria imobiliária, porém com foco comercial. Lancei também um site de crowdfunding, enfim me senti bem aqui e em empreender em solo brasileiro.

FemiTaxi é um transporte de mulher para mulher. (iStock by Getty Images)
FemiTaxi é um transporte de mulher para mulher. (iStock by Getty Images)

E como surgiu a ideia de lançar um serviço de transporte exclusivo para mulheres?

Comecei a trabalhar nessa ideia há dois anos, pois vi algumas amigas reclamando de como foram tratadas por uma minoria de taxistas homens, que desrespeitam as passageiras. Consultei bastante gente e todos aprovaram a ideia. Registrei o domínio FemiTaxi, vi estatísticas, como que 56% das mulheres preferem taxistas mulheres e aí decidi começar. Entrei em contato com o sindicato, fui bem recebido, entendi suas necessidades e dificuldades, e comecei a estudar a melhor maneira de oferecer uma ótima experiência tanto para as taxistas, quanto passageiras.

E como garantir este serviço de qualidade?

As taxistas passam por uma triagem, temos toda documentação, fazemos uma pesquisa sobre elas, e, claro, são todas profissionais do ramo, que ainda passam por um treinamento antes de iniciar. Elas são orientadas a atender somente mulheres e a dar um retorno aos homens que procurarem o serviço, explicando que é um serviço exclusivamente feminino.

No aplicativo para chamar o táxi, os contatos não ficam em segredo, então cliente e taxista podem se comunicar para qualquer tipo de aviso ou informação extra.

Nossa taxa também é fixa no pagamento em dinheiro, independente do valor total da corrida. Já no pagamento via app, será de 11,99% sob o valor total. Pretendemos também fazer convênios de fidelização com alguns estabelecimentos que atendem nosso público.

Fazemos também um marketing direcionado às mulheres e de uma forma que elas ganham com indicação às amigas.

Como encara a concorrência com o Uber e outros aplicativos semelhantes?

O Uber está na moda por suas tarifas baixas, mas os taxistas se adaptaram e tem seus descontos competitivos. Na minha opinião, as pessoas estão voltando a preferir os táxis, devido a sua profissionalização e tradição, enquanto o Uber é uma forma de renda extra para os motoristas. Mas a concorrência é livre, e vamos provar que a qualidade compensa mais, mesmo quando custa um pouco mais.

Qual sua dica para os empreendedores que estão iniciando carreira?

Planeje-se muito e não se empolgue demais no início. Faça pesquisas e não tenha medo de roubarem sua ideia, consultando amigos e outros para ouvir suas críticas, principalmente as negativas, para que esteja preparado para as adversidades.

Share Button