Um censo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) realizado na cidade de São Paulo em 2015 revela que 15.905 pessoas vivem em situação de rua na capital. Já o número de animais abandonados na cidade também é crescente, sendo que muitos moradores de rua acabam por adotá-los e tornando-os seus fiéis companheiros. As necessidades das pessoas e animais que não possuem oficialmente um lar são inúmeras e para atender parte delas, o projeto “Moradores de Rua e Seus Cães” (MRSC) realiza o Free Store, um local em que não é preciso pagar para retirar produtos e utilizar serviços.
Na tenda do projeto serão ofertados serviços como banho e tosa nos pets e corte de cabelo e barba para os tutores dos animais. O espaço também contará com a distribuição de produtos veterinários, como a coleira carrapaticida KILTIX®, além de ração, camas e acessórios para animais de estimação e peças como roupas, calçados e itens de higiene para os moradores de rua.
Na ocasião, kits com refeição matinal também serão doados para as pessoas que passarem pelo local. “Nossa intenção é permitir que o cidadão em condição de rua possa escolher a sua peça de vestuário, uma vez que nem sempre podem optar por algo que seja de seu gosto. Além disso, ele poderá levar alguns mimos para seu pet e cuidar preventivamente da saúde de seu amigo, colocando uma coleira antiparasitária, e principalmente, realizar serviços que dificilmente possuem acesso como é o caso do banho e tosa e corte de cabelo e barba”, afirma Eduardo Leporo, fotógrafo que preside o projeto MRSC.
Como tudo começou
O projeto MRSC foi fundado em 2012 por Eduardo Leporo que resolveu sair pelas ruas de São Paulo para captar a rotina dos moradores de rua e de seus animais. Muito além da fotografia, Eduardo foca seus cliques em seres que passam despercebidos na rotina diária da grande cidade. “Após muito andar pelas ruas, acompanhei as necessidades diárias que uma pessoa com um animal possui, uma vez que os amigos de quatro patas não são aceitos em abrigos sociais. Para não se afastar de seus cães, muitos moram em praças, marquises de lojas ou viadutos, por exemplo. É uma relação de amor, de amizade, que transcende o sufoco diário de não ter um abrigo ou alimentos”, afirma. Com um grupo de voluntários, o MRSC realiza mensalmente a entrega de produtos veterinário da Saúde Animal da Bayer e de kits como ração e petiscos para os pets, além de uma média de cem sacolas compostas por lanches, itens de higiene pessoal, roupas e calçados para os moradores de rua acompanhados, ou não, por cães.
Serviço
A ação, que conta com o apoio da Saúde Animal da Bayer, acontece no dia 17 de setembro, a partir das 9h, na Praça Princesa Isabel, nos campos Elíseos, região central de São Paulo.
(0)