Gourmet

4 chás para acelerar o metabolismo no inverno

Escrito por Ana Dalila

Se para alguns o inverno é desculpa para comer mais e, consequentemente, engordar, para a nutricionista Viviane Scheifer é justamente o contrário: a estação é ideal para queimar gordura. Para aquecer o corpo, o organismo gasta mais energia e isso contribui para acelerar o metabolismo.

Mesmo com a “funcionalidade” natural do corpo, a nutricionista da Clínica Faciall explica que é possível potencializar essa ação com algumas receitas de chás termogênicos, que auxiliam na queima de gordura. “Existem excelentes opções para diminuir excessos de radicais livres, melhorar o rendimento durante a atividade física e, principalmente, ativar o metabolismo”, explica Viviane. A especialista sugere quatro receitas para turbinar a queima de gordura:

– Chá para auxiliar na queima de gordura

– 1/2 maçã picada

– 1/4 de pêssego

– Casca de tangerina

– Romã

Faça infusão durante 15 minutos em 250 ml de água. Esse chá é termogênico, anti-inflamatório e antioxidante. É uma ótima bebida para ser consumida no pré-treino e pós-treino. É excelente para modular a dislipidemia (desequilíbrio de lipoproteínas LDL e HDL, além de triglicerídeos) e uma boa estratégia para diminuir excessos de radicais livres produzidos diariamente.

Chá para produção de óxido nítrico


Foto: iStock 

– 1 colher (chá) chá verde em folhas

– 2 folhas de hortelã

– 1 colher (café) coco ralado grosso e sem açúcar

– 1 colher (café) de nibs de cacau

Ferva durante oito minutos com 250 ml de água. Aumenta a produção de óxido nítrico e melhora o rendimento durante a atividade física.

– Chá Termogênico

– 1 pedaço pequeno de gengibre

– 1 pedaço de canela em rama (cerca de três centímetros)

– 4 cravos

– Casca de meia laranja

Misture em 250 ml de água e ferver durante oito minutos. Ativa o metabolismo com a ajuda do gengibre.

– Chá termogênico para diminuir a vontade por doces


Foto: iStock 

– 1 colher (sopa) de hibiscus

– 1 colher (sopa) de chá matte

– 1 pedaço de gengibre (cerca de três centímetros)

– 1/2 limão siciliano

Ferva o gengibre ralado durante oito minutos em 250 ml de água, após esse tempo desligue o fogo e acrescente hibiscus e o chá matte. Deixe tampado durante cinco minutos. Só na hora de ingerir, esprema o limão. Se necessário adoçar com mel.

(4629)

Sobre o Autor

Ana Dalila