Decoração & Design

150 mil pés de lavanda criam ambiente de paz em cemitério no Japão

Escrito por Escobar Dog

Uma estátua gigante de Buda ganhou uma colina paisagística com milhares de pés de lavanda. O ambiente místico foi construído em um cemitério próximo a cidade de Sapporo, a quinta maior cidade do Japão, para proporcionar um espaço de oração mais agradável.

Há cerca de 15 anos, o Cemitério Makomanai Takino encomendou um Buda de 13 metros de altura. Após a obra ficar pronta, era visível que a escultura era desproporcional com o resto do ambiente e, para amenizar o “desconforto”, o arquiteto japonês Tadao Ando foi contratado para solucionar a questão.

A ideia era que os visitantes tivessem uma apreciação “mais serena” do Buda. Para isso, Ando desenvolveu uma passagem inclinada e circular, onde apenas a cabeça da estátua ficasse visível. Para vê-la completamente, é preciso passar por um túnel de 40 metros de comprimento.

O Monte de Buda, como está sendo chamado, recebeu nada menos que 150 mil pés de lavanda. E a arquitetura paisagística varia dependendo da época do ano. Na primavera, o local é verdejante e as cores e perfume da lavanda tomam conta do espaço. No verão, o verde dá lugar ao roxo e nos meses de inverno, o cemitério é coberto por um manto de neve.

Foto: Shigeo Ogawa/Tadao Ando

Foto: Shigeo Ogawa/Tadao Ando

Foto: Shigeo Ogawa/Tadao Ando

Foto: Shigeo Ogawa/Tadao Ando

Foto: Shigeo Ogawa/Tadao Ando

Redação CicloVivo

(274)

Sobre o Autor

Escobar Dog