Uma estátua gigante de Buda ganhou uma colina paisagística com milhares de pés de lavanda. O ambiente místico foi construído em um cemitério próximo a cidade de Sapporo, a quinta maior cidade do Japão, para proporcionar um espaço de oração mais agradável.
Há cerca de 15 anos, o Cemitério Makomanai Takino encomendou um Buda de 13 metros de altura. Após a obra ficar pronta, era visível que a escultura era desproporcional com o resto do ambiente e, para amenizar o “desconforto”, o arquiteto japonês Tadao Ando foi contratado para solucionar a questão.
A ideia era que os visitantes tivessem uma apreciação “mais serena” do Buda. Para isso, Ando desenvolveu uma passagem inclinada e circular, onde apenas a cabeça da estátua ficasse visível. Para vê-la completamente, é preciso passar por um túnel de 40 metros de comprimento.
O Monte de Buda, como está sendo chamado, recebeu nada menos que 150 mil pés de lavanda. E a arquitetura paisagística varia dependendo da época do ano. Na primavera, o local é verdejante e as cores e perfume da lavanda tomam conta do espaço. No verão, o verde dá lugar ao roxo e nos meses de inverno, o cemitério é coberto por um manto de neve.
Redação CicloVivo
(274)